terça-feira, 26 de abril de 2016

A importância do Café da Manhã



Na correria do dia-dia é comum pular o café da manhã.

Mas afinal por que essa refeição é tão importante?

   O café da manhã é uma das refeições mais importantes, pois é esta refeição que interrompe o jejum da noite, fornecendo nutrientes que ajudam o funcionamento do cérebro, favorecendo a concentração e proporcionando mais disposição nas atividades no decorrer do dia.

Essa disposição ocorre porque os alimentos consumidos elevam o açúcar no sangue, levando energia rápida para que o corpo não retire dos estoques que possui.
 Além do mais existem pesquisas que demonstram o benefício de um café da manhã equilibrado para o controle do peso corporal. Um dos fatores que influenciam neste controle de peso acontece porque longos períodos de jejum fazem que sejam escolhidos alimentos mais calóricos.

No café da manhã encontra-se a oportunidade de ingestão de nutrientes que em outras refeições geralmente não são ingeridos em quantidade suficiente, como por exemplo:

Ø  Vitamina A
Ø  Vitaminas do complexo B (B2 e B6)
Ø  Vitamina D
Ø  Ácido fólico
Ø  Cálcio
Ø  Ferro
Ø  Magnésio
Ø  Fósforo
Ø  Zinco

 E caso exista uma dificuldade grande para tornar esta refeição um hábito, vejam algumas estratégias que podem ajudar no consumo do café da manhã:

Ø  Planejar a refeição no dia anterior
Ø  Preparar no dia anterior os alimentos consumidos: como deixar as frutas picadas na geladeira
Ø  Variar o cardápio
Ø Fazer preparações líquidas, como vitaminas. Essa estratégia pode ser usada em caso de ausência de fome, pois isso auxilia a ingestão de nutrientes com menor desconforto
Ø  Selecionar alimentos prontos para o consumo, como por exemplo: cereais integrais.

No caso de dúvidas sobre como melhor adequar as refeições, consulte um nutricionista.




Por Esther Rocha





















Nenhum comentário:

Postar um comentário