quarta-feira, 8 de junho de 2016

Benefícios do Açaí


BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

O açaí é um fruto da região amazônica, diga-se de passagem, um fruto bastante popular, ele contém alto teor energético devido à grande quantidade de gordura que apresenta. A polpa de açaí integral (sem adição de água na extração) possui cerca de 24 a 85g de gordura para cada 100g de produto. Além da gordura, encontramos em sua composição minerais (manganês, ferro, zinco cobre e cromo), fibras e antioxidantes.
Os antioxidantes são compostos que atuam inibindo ou diminuindo os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, a antocianina (pertence ao grupo dos flavonoides), pigmento responsável pela cor roxa do açaí e de outros alimentos, é o principal antioxidante deste fruto.
Diante dessas características, verifica-se que o açaí é um fruto importante porque fornece energia e outros nutrientes, o que não difere de outras frutas, pois cada uma tem sua característica própria.


AÇAÍ NO PRÉ-TREINO

Consumir açaí no pré-treino talvez não seja a melhor das opções, porque o componente calórico dele é advindo das gorduras, que não é o substrato primordial para um treino de musculação, por exemplo.
O consumo de açaí deveria acontecer principalmente pelo alto teor de antioxidantes e não pelo fato de seu alto teor calórico, talvez em atletas de elite, seja qual for o esporte, poderia ser uma forma de complemento da necessidade calórica diária e uma forma de combater os radicais livres formados durante a prática do esporte, mas que fique bem claro, não precisa ser o açaí, mas qualquer outro alimento ou composição de alimentos, desde que de forma saudável e balanceada, de preferência prescrito por um nutricionista.
O segredo é ter uma alimentação variada e balanceada, composta por legumes, frutas, verduras, carboidratos, proteínas e gorduras.
Valer ressaltar que quando acrescentamos leite condensado, paçoca, leite em pó e outros componentes ao açaí aumentamos muito seu valor calórico, mas isso não proíbe o seu consumo, como já foi dito “prazer e moderação andam de mãos dadas”.



Referências:

Bianchi, M. L. P.; Antunes, L. M. G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr, v.12, n.2. 1999
Portinho, J. A.; Zimmermann, L. M.; Bruck, M.R. Efeitos benéficos do açaí. International Journal of Nutrology, v.5, n.1. 2012


Por Diana Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário