quinta-feira, 17 de novembro de 2016

COLÁGENO: MITOS E VERDADES

COLÁGENO: MITOS E VERDADES


colágeno é uma proteína encontrada naturalmente nos tecidos corporais e contribui para a resistência e elasticidade da pele, saúde dos cabelos e unhas, sustentação de músculos, ossos, articulações e tendões. Cada função desta proteína é determinada por diferentes tipos de colágeno que o corpo é capaz de produzir.
O consumo de proteínas fornece aminoácidos essenciais para a formação de colágeno no organismo, por isso, é essencial manter um bom consumo de alimentos proteicos, como carnes vermelhas e brancas, ovos, geléia de mocotó e gelatinas de fontes animais.
Dúvidas sobre os benefícios do colágeno são comuns, já que, atualmente, é possível encontrar, uma grande variedade de produtos à base de colágeno, como suplementos alimentarescolágeno hidrolisado, colágeno em cápsulas, balas, bebidas e gelatinas com adição de colágeno, além de cosméticos, como os cremes hidratantes.
GELATINA TEM COLÁGENO?
A gelatina é uma fonte pobre de colágeno e além disso, a forma industrializada contém alta quantidade de açúcar, adoçantes artificiais, flavorizantes, corantes e estabilizantes, por isso, devem ser consumidos com cautela.
COLÁGENO EMAGRECE? 
Pelos componentes proteicos de sua estrutura, o consumo de colágeno pode aumentar a sensação de saciedade e, dessa forma, o controle da fome. Pode possibilitar escolhas mais equilibradas nas refeições, contribuindo para um emagrecimento saudável. A prática de atividade física regular é um grande aliado para este processo.
COLÁGENO É BOM PARA O TRATAMENTO DA FLACIDEZ?
O colágeno é um dos principais componentes que dão firmeza e elasticidade à pele, e o consumo regular de colágeno hidrolisado ou colágeno em capsulas podem oferecer o aporte de nutrientes necessários para a síntese endógena desta proteína, no entanto, caso o corpo necessite desses nutrientes para outra função que ele considere mais importante, esses nutrientes serão “deslocados” da função de síntese de colágeno. Além disso, caso o corpo não tenha estímulos para a produção de colágeno, esses nutrientes serão utilizados em outros processos metabólicos. Vale ressaltar ainda, que além dos aminoácidos, o organismo precisa de outros nutrientes, como vitamina C, silício e zinco, para produzir colágeno.
É PRECISO CONSUMIR COLÁGENO COM VITAMINA C?
vitamina C possui potente ação antioxidante e previne a degradação do colágeno causado pelos radicais livres, além disso, participa da formação do colágeno no organismo. Por isso, ao comprar colágeno, priorize seu consumo com alimentos ricos em vitamina C ou opte por suplemento de colágeno com vitamina C em sua composição.
COLÁGENO É INDICADO NO TRATAMENTO DE ESTRIAS?
É importante lembrar que as estrias são resultado de uma lesão subcutânea onde houve substituição por tecido cicatricial. Essas lesões podem acontecer por diversos motivos, entre eles, a falta de elasticidade da pele. Por essa razão, o colágeno pode ser utilizado como método preventivo ou no controle do aparecimento de estrias, porém não é indicado no tratamento das estrias que já apareceram.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO PARA O CABELO E UNHAS?
Muitas vezes corpo deixa de fornecer nutrientes essenciais à saúde dos cabelos e unhas, pois precisa utilizá-los para outra função. Esta é uma das razões em que pode ocorrer o enfraquecimento dos cabelos e unhas. O uso de colágeno para repor esses nutrientes ou mesmo aumentar a disponibilidade deles, pode trazer benefícios aos cabelos e unhas.
Da mesma forma que para a pele, o consumo de colágeno não garante que esses nutrientes serão utilizados, o corpo irá utilizar os componentes do colágeno na função que tiver como prioridade, é importante que os estoques corporais estejam adequados para garantir os benefícios globais do colágeno e da alimentação para o corpo.
COMO COMPRAR COLÁGENO
A forma comercial pode ser considerada como um nutracêutico, que são os tipos de colágenos utilizados na prevenção ou controle de doenças, ou como nutricosméticos que possuem em sua composição tipos de colágenos que trazem benefícios à saúde da pele, cabelos e unhas.
Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/colageno-e-vitamina-c-juntos-sao-a-melhor-opcao-para-cuidar-da-sua-pele.html
Publicado por: Petriane Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário