quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Distúrbios alimentares versus alimentação desordenada



      Distúrbios alimentares e alimentação desordenada não descrevem o mesmo fenômeno. Anorexia nervosa ou bulimia nervosa representam enfermidades com distúrbios alimentares que interferem seriamente com as atividades diárias do indivíduo. Em contrapartida, a alimentação desordenada representa uma mudança temporária ou leve no comportamento alimentar. Com frequência, os padrões de alimentação desordenada ocorrem seja após uma enfermidade ou um evento estressante, seja em relação a uma mudança dietética destinada a melhorar a saúde ou o aspecto. As atividades de alimentação desordenada só raramente persistem e não exigem uma intervenção profissional. Em contrapartida, os comportamentos alimentares desordenados persistentes podem evoluir para um distúrbio alimentar diagnosticado.
      Para os indivíduos com distúrbio alimentar, o enfoque no alimento torna-se uma fonte de estresse consistente e ansiedade e requer intervenção profissional. Os distúrbios alimentares incluem um espectro de enfermidades emocionais que variam desde a inanição autoimposta até orgias alimentares crônicas. Essas enfermidades produzem distorções significativas no processo alimentar e, com frequência, acarretam consequências físicas e psicológicas capazes de ameaçar a vida.
      Muitas pessoas já comeram até o ponto de terem algum desconforto durante um jantar . Empanturrar-se em uma refeição de feriado ou adotar ocasionalmente um plano de restrição alimentar não constitui um distúrbio alimentar. Em conformidade com o Manual de Dietética Clínica, “uma característica definidora de um distúrbio alimentar é a incapacidade persistente de comer com moderação”.




Fonte: Nutrição para o Esporte e o Exercício – Rio de Janeiro – 2011.

Postado por: Mayara Alves Terra 


Nenhum comentário:

Postar um comentário