terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Nutrição e o sistema imunológico.


O sistema imunológico protege nosso corpo dos organismos invasores que podem causar doenças e outros problemas de saúde. O organismo sem proteção adequada torna-se muito suscetível a depressões imunológicas, prejudicando a evolução do atleta e obtenção de resultados.
 As defesas naturais de nosso organismo ficam debilitadas após exercícios intensos que durem mais do que uma hora, tornando o corpo mais suscetível a vírus e outros parasitas.
Alguns  nutrientes consumidos de forma balanceadas e nos momentos certos ajudam a controlar e manter nossas defesas imunológicas em dia, como:

   CARBOIDRATOS: A suplementação de carboidratos durante exercícios muito intensos e que durem mais que 1 hora e meia ajudam a bloquear as alterações no sistema imune. Se o treino for menor que 1 hora e ½, consuma fontes de carboidratos de digestão rápida logo após o término do exercício.

PROTEÍNAS: Uma dieta rica em proteínas ao longo do dia  irá garantir o bom funcionamento do sistema imune com produção adequada de anticorpos e outras substâncias de defesa. O consumo adequado de proteína também acelera o processo de recuperação das fibras musculares, cortando efeitos nocivos à saúde.

GLUTAMINA: Esse aminoácido é um combustível importante para o crescimento dos linfócitos. Como os níveis de glutamina no sangue diminuem durante o exercício, é importante sua reposição durante o repouso.

ANTIOXIDANTES: Atletas que recebem vitamina C, zinco, selênio e vitamina E apresentam menos episódios de infecções e se por acaso estes ocorrem, não são gripes e/ou dor de garganta tão fortes. 

 ÔMEGA 3: As gorduras ricas em ômega 3, irá auxiliar a diminuir a inflamação causada às fibras musculares originadas durante os treinos. Isso acontece devido às propriedades anti-inflamatórias do ômega 3.

Postado por: Ana Claudia Cunha
Fonte:MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário