sábado, 11 de março de 2017

Como identificar o açúcar nos rótulos dos alimentos?


Os rótulos dos alimentos são uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores, e sempre devem estar presentes informações importantes como ingredientes, origem, prazo de validade, conteúdo líquido, lote e informação nutricional.

Mas como identificamos o açúcar?

Muitos termos diferentes se referem aos monossacarídeos e dissacarídeos ou aos produtos que contém esses açucares simples e para observarmos o que compõe o produto devemos verificar a lista de ingredientes.
O quadro abaixo fornece os nomes para os açúcares presentes seja naturalmente nos produtos alimentares, seja acrescentado durante sua produção. 



Os rótulos dos alimentos colocam todos esses carboidratos simples em uma única categoria, de “açucares”.
Os açucares conferem sabor e doçura aos alimentos. 
Os receptores existentes na ponta da língua reconhecem diversos açucares e até mesmo algumas substâncias diferentes dos carboidratos. A doçura dos açucares varia em conformidade com seu peso em gramas. Por exemplo, a frutose é quase duas vezes mais doce que a sacarose em condições tanto ácidas quanto frias; a sacarose é 30% mais doce que a glicose e a lactose é mais de duas vezes menos doce que a sacarose. Por causa das variações em termos de doçura, alguns açúcares melhoram a palatabilidade de muitos alimentos e, dessa forma, aprimoram a experiência proporcionada pelo ato de comer. 
No quandro abaixo está listado a doçura de açucares selecionados, os adoçantes alternativos e suas fontes dietéticas típicas.


A leitura do rótulo é importante porque a partir dos ingredientes e das informações nutricionais você pode fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.




Postado por: Mayara Alves Terra 
Fonte: Nutrição para o Esporte e o Exercício – Rio de Janeiro – 2011;
           Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (www.anvisa.gov.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário