sábado, 3 de junho de 2017

Kani: você sabe o que é?

Atualmente, o kani faz parte de diversas preparações da culinária japonesa e está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, não é verdade?

Mas você já se perguntou do que é feito? Carne de caranguejo? Será?


Em japonês, kani significa caranguejo e daí surgiu o nome do produto que é AROMATIZADO com essência desse crustáceo.

O kani é produzido a partir do surimi que é um composto de pescados desossados triturados e lavados, então obtém-se um composto de peixe sem sabor, sem cheiro e sem cor. O surimi é utilizado pela indústria para a produção de diversas imitações de frutos do mar, como é o caso do kani.

Ao comprar uma embalagem de kani, você pode ler na embalagem: bastonetes de surimi congelados com sabor imitação de carne de caranguejo.

Para que o surimi ganhe algum sabor, é necessário que alguns ingredientes sejam adicionados. Então, vamos aos componentes:

Ingredientes: surimi, água, amido, óleo vegetal, clara de ovo, sal, sorbitol (que é um edulcorante, ou seja, adoçante) e açúcar.

Aditivos: 1 flavorizante (essência natural de caranguejo), 1 realçador de sabor (glutamato monossódico - considerado por médicos e nutricionistas um dos piores aditivos alimentares atualmente), 2 corantes (cochinila - extraído do inseto de mesmo nome - e páprica) e polifosfato de sódio.

Agora ficou simples analisar, esse alimento que parecia tão inofensivo contém 13 ingredientes. Esse já seria um motivo de alerta, pois devemos optar por alimentos minimamente processados.

Salientando que não há problemas se for consumido eventualmente, porém não convém o consumo frequente. Sempre que possível, leia o rótulo dos alimentos!


Fonte: VidaFit


Postado por Simone Gama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário