sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CHIA


A Salvia Hispânica é uma semente conhecida como "chia", ela é originária do sul do México.
As sementes de chia, tem importantes ingredientes em sua composição, contém altos níveis de fibra, sendo mais fibra solúvel, também contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais. O interessante dessa semente é que ela não contém glúten, e pode ser usado por celíacos. (CHICCO et al,2008).
O ômega 3 presente na semente da chia sendo um importante nutriente para combater o mau humor, tendo redução da ansiedade. A semente da chia é rica em antioxidantes naturais (ácido clorogênico e ácido caféico), com isso acontecendo uma forte atividade antioxidante e impedindo a oxidação das gorduras
As fibras solúveis tem a propriedade de se ligarem a água, formando um gel que reduz a absorção de lipídeos e açúcares, tornando substrato para a formação de uma rica flora bacteriana, fazendo também com que tenha uma maior saciedade colaborando para o emagrecimento.
FORMAS DE CONSUMO
 A “chia” é encontrada em três formas: in natura (grãos), óleo, farinha. A forma in natura(grãos) basta misturá-las inteiras ou moídas a iogurtes, saladas, sopa, prato de massa, frutas. O ideal é consumir uma colher de sopa da semente 30 minutos antes das principais refeições. Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.
Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas. Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo. As sementes de chia não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas. O óleo é utilizado como tempero, não conta com os beneficios das fibras, que são encontradas exclusivamente na farinha e nos graõs. Os demais componentes como o ômega-3 permanecem inalterados. (TOSCO,2004).
Referências:
LIMA, Thalita - Chia: Uma revisão Bibliográfica; Universidade Católica de Brasília – UCB. p.6-8, Brasília-DF 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário