terça-feira, 6 de novembro de 2018

Alimentos Funcionais



Quando mencionamos a possibilidade de incluir alimentos funcionais em nosso dia a dia, muitas pessoas pensam que para isso é necessário ser radical. Começar a consumir somente alguns alimentos, tirar o glúten, lactose, entre outros, mesmo que a pessoa não tenha nenhum tipo de intolerância ou alergia.
A alimentação funcional está bastante voltada para a nutri genômica, ou seja, os alimentos conversam com nossos genes!
Eles contem nutrientes e compostos bioativos que interagem com o nosso metabolismo, alguns genes podem ter a sua expressão modificada de acordo com o que você consume. Isso não tem ligação somente com a alimentação, mas também com o nosso meio, como estresse, poluição, sono, os medicamentos e estilo de vida.
Para que um alimento seja funcional é indispensável que ele forneça benefícios à saúde, que possa precaver doenças, reduzir os efeitos de outras, cooperar no tratamento de algumas e assim por diante.

É importante mencionar que sozinhos, eles não capazes de melhorar o seu bem-estar. Para isso, os alimentos funcionais devem fazer parte de um estilo de vida com atividades físicas regulares e uma dieta balanceada, e este alerta também deve aparecer nos rótulos dos produtos que promovem estes benefícios extras.

Alimentos com propriedades imunomodulatórias

Agem modulando e ativando os componentes celulares e seus mediadores químicos, elevando a efetividade do sistema imune contra muitos antígenos, também impedem o surgimento de patologias no organismo. Neste grupo, estão os compostos químicos presentes em frutas, chás e hortaliças, como o beta-glucano e os compostos fenólicos (catequinas, flavonoides, pro bióticos e parabióticos).

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. Presente em abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve.


As fibras são carboidratos polissacarídeos e estão divididas em duas categorias: fibras solúveis e insolúveis. As solúveis contribuem para a diminuição do nível de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, atuam no combate à obesidade, pois a saciedade leva o indivíduo a uma menor ingestão de alimentos, propiciam o retardo na absorção de glicose e ainda protegem contra o câncer de intestino. Já as fibras insolúveis têm as seguintes funções: acelerar a velocidade do trânsito fecal, aumentar o bolo fecal, estimular o bom funcionamento intestinal, prevenir a constipação intestinal e o câncer colorretal. Presente em frutas, verduras e legumes em geral e cereais integrais - vale lembrar que o consumo de fibras deve ser seguido de grande consumo de água para que assim desempenhem as funções desejadas.

Compostos e alimentos em que estão presentes

Os alimentos funcionais apresentam em sua composição compostos bioativos capazes de atuarem como moduladores dos processos metabólicos, diminuindo o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras). A seguir, serão apresentados alguns compostos bioativos (exceto os probióticos, que são um suplemento alimentar microbiano vivo) conhecidos atualmente, seus benefícios à saúde e em quais alimentos costumam estar presentes.


Os flavonóides são compostos polifenólicos oxidantes (pigmentos) que diminuem os riscos de câncer e de doenças cardiovasculares; atualmente já foram identificados mais de oito mil flavonoides. Presentes em suco natural de uva, vinho tinto, cereja, maçã e hortaliças.

O licopeno é uma substância carotenóide antioxidante relacionada à diminuição do risco de câncer de próstata. Presente em tomate, melancia, beterraba e pimentão.

As isoflavonas são substâncias denominadas de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com o estrogênio, e estão relacionadas com a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e do risco de doenças cardiovasculares. Presentes em grãos de soja, brotos de alfafa e sementes de linhaça.



Os ácidos graxos estão relacionados com a redução de danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose); reduzindo o colesterol total e o LDL sanguíneo na substituição dos ácidos graxos saturados por poli-insaturados. Presentes em sementes oleaginosas, abacate, azeite e óleo de coco.


Probiótico é um tipo de suplemento alimentar microbiano vivo, que afeta de forma benéfica seu receptor. Eles favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon; ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos, por isso os alimentos que possuem probióticos podem ser categorizados como alimentos funcionais. Os probióticos estão presentes em fermentados como chucrute (repolho fermentado) e kombucha, a bebida.

Prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por estimular seletivamente o crescimento e/ou a atividade de espécies bacterianas no cólon. São carboidratos (fibras alimentares) não digeríveis pelo nosso corpo, apresentando os mesmos benefícios à saúde que as fibras alimentares; além disso, possuem efeito bifidogênico (estimulo do crescimento das bifidobactérias - essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas). Presentes em vegetais como cebola, alho, tomate, banana, cevada, raiz de chicória, batata yacon, repolho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário