O AMINOGRAMA DOS ALIMENTOS
O termo AMINOGRAMA não é exatamente conhecido por muitas pessoas, mesmo aquelas que possuem bastante conhecimento a respeito de alguns alimentos e suplementação. Normalmente, o nome é associado à análise da qualidade de alguns alimentos geralmente proteínas ou suplementos proteicos como por exemplo o Whey Protein, mas estes dados nem sempre são fornecidos de maneira completa pelos fabricantes.
Quando são fornecidos, no entanto, é comum que não tenhamos o conhecimento necessário para desenvolver uma análise suficiente a respeito de seu conteúdo, o que gera alguma confusão.
Mas o que é um aminograma?
Um aminograma é a avaliação de quais aminoácidos estão presentes em um certo alimento, ou suplemento. No caso de praticantes da musculação que utilizam os suplementos, o aminograma é a tabela que (às vezes) está presente no Whey ou em outra fonte proteica, determinando quais os aminoácidos presentes em sua composição.
O que isso quer dizer, na prática, é a quantidade de cada um dos mais de 20 aminoácidos principais para o nosso corpo, além de todos os outros complementares. Quando utilizamos suplementos, a intenção geralmente é o aumento da massa muscular, mas estes aminoácidos podem ser utilizados para uma série de benefícios adicionais.
Eles podem ser divididos em grandes grupos, que resumem-se a aminoácidos essenciais, condicionalmente essenciais e não essenciais. Cada um é composto por uma série de aminoácidos, com usos e funções específicas.
Para conhecer mais sobre os aminoácidos e suas funções, leiam em nosso blog a matéria publicada recentemente sobre eles: Conhecendo os aminoácidos.
REFERENCIAS:
- Aminograma: Como analisar?
- ANVISA: Manual - Tabela de Conteúdo de Aminoácidos em Alimentos
- ANVISA: Consulta Pública: Fenilalanina nos Alimentos
____________________________________________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;
Nenhum comentário:
Postar um comentário