quinta-feira, 14 de março de 2019

A dieta Low Carb



Ao contrário do que muito se ouve por aí, a ciência já demonstra a algum tempo que a redução do carboidrato na alimentação é muito mais eficiente do que a redução de gorduras ou de caloria quando o objetivo é perder peso e/ou melhorar a saúde. Por esse motivo a dieta “low carb” vem ganhando espaço entre os profissionais de saúde mais atualizados e entre os estudos científicos que já evidenciam seus diversos benefícios:

1. Aumenta a saciedade e reduz automaticamente o apetite;

2. Reduz níveis de glicose e insulina no sangue, o que desfavorece o acúmulo de gordura e o desenvolvimento de diabetes tipo 2;

3. Baixa o nível de triglicerídeos no sangue;

4. Melhora os níveis do HDL (“colesterol bom”).

Quanto de carboidrato devemos consumir por dia?
A quantidade exata de carboidrato a ser consumida diariamente depende de uma série de fatores como objetivos de perda de peso, estado de saúde e níveis de atividade física. O ideal é procurar um nutricionista para te auxiliar a definir com precisão o seu cardápio. Mas é possível ter uma idéia geral, com base no guia de perfis abaixo. Veja em qual perfil você se encaixa melhor:

100 a 150g por dia
 Faixa de consumo moderada que não chega a ser low carb, mas pode ser adequada para pessoas ativas e saudáveis que querem secar sem perder massa muscular.

 50 a 100g por dia
 Faixa ótima para perder peso, mantendo ainda um pouco de carboidrato. Opção também para quem quer manter o peso, mas engorda facilmente com carboidrato.

25 a 50g por dia
Faixa para quem sofre de obesidade, diabetes ou precisa perder peso rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário