quinta-feira, 9 de maio de 2019

Sálvia como Alimento Funcional


SÁLVIA COMO ALIMENTO FUNCIONAL

Sálvia é uma erva básica em várias culinárias ao redor do mundo. Seus outros nomes incluem sálvia comum, sálvia de jardim e Salvia officinalis. Pertence à família das mentas, juntamente com outras ervas como orégano, alecrim, manjericão e tomilho.

Ela tem um aroma forte e sabor de terra, e é por isso que é normalmente usada em pequenas quantidades. Mesmo assim, é preenchida com uma variedade de nutrientes e compostos importantes.

Esta erva verde está disponível fresca, seca ou em forma de óleo, e tem inúmeros benefícios para a saúde. A sálvia é rica em diversos nutrientes, entre eles podemos destacar a Vitamina K, Vitamina B6, e minerais como, Ferro, Cálcio e Manganês. Também possui pequenas, mas significantes quantidades de Magnésio, Zinco, Cobre e Vitaminas A, C e E.

SÁLVIA COMO ANTIOXIDANTE

Os antioxidantes são moléculas que ajudam a fortalecer as defesas do organismo, neutralizando os radicais livres potencialmente prejudiciais que estão ligados a doenças crônicas.

A sálvia contém mais de 160 polifenóis distintos, que são compostos químicos à base de plantas que atuam como antioxidantes em nosso corpo. Ácido clorogênico, ácido cafeico, ácido rosmarínico, ácido elágico e rutina, todos encontrados nela, estão ligadas a benefícios de saúde impressionantes, como menor risco de câncer e melhor função cerebral e memória.

Um estudo descobriu que beber 1 xícara (240 ml) de chá de sálvia duas vezes ao dia aumentava significativamente as defesas antioxidantes. Também diminuiu tanto o colesterol total como o colesterol LDL “ruim”, bem como o colesterol HDL “bom”.

SÁLVIA ALIVIANDO OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Durante a menopausa, seu corpo experimenta um declínio natural no hormônio estrogênio. Isso pode causar uma ampla gama de sintomas desagradáveis. Eles incluem ondas de calor, sudorese excessiva, secura vaginal e irritabilidade. A sálvia comum era tradicionalmente usada para reduzir esses sintomas.

Acredita-se que os compostos da erva tenham propriedades similares às do estrogênio, permitindo que se liguem a certos receptores em seu cérebro para ajudar a melhorar a memória e tratar a transpiração excessiva. Em um estudo, o uso diário de um suplemento de sálvia reduziu significativamente o número e a intensidade das ondas de calor ao longo de oito semanas.

SÁLVIA REDUZINDO NÍVEIS DE AÇUCAR NO SANGUE

As folhas da sálvia comum têm sido usadas tradicionalmente como um remédio contra a diabetes. Pesquisas em humanos e animais indicam que ela ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo, o extrato de sálvia reduziu os níveis de glicose no sangue em ratos com diabetes tipo 1, ativando um receptor específico. Quando esse receptor é ativado, pode ajudar a eliminar o excesso de ácidos graxos livres no sangue, o que melhora a sensibilidade à insulina.

Outro estudo em ratos com diabetes tipo 2 descobriu que o chá de sálvia age como a metformina, um medicamento prescrito para controlar o açúcar no sangue em pessoas com a mesma doença. Em humanos, demonstrou-se que o extrato de folhas da erva reduz o nível de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina com um efeito semelhante ao da rosiglitazona, outra droga antidiabetes. No entanto, ainda não há evidências suficientes para recomendar a sálvia como tratamento para diabetes. Mais pesquisa em humanos é necessária.

SÁLVIA ADICIONADO Á DIETA

A sálvia vem em várias formas e pode ser usado de diversas maneiras. Folhas frescas da erva têm um forte sabor aromático e são melhor quando usadas com moderação.

Aqui estão algumas maneiras de adicioná-la à sua dieta:

·         Polvilhe como um elemento decorativo em sopas.
·         Misture em um recheio para pratos assados.
·         Combine folhas picadas com manteiga para fazer manteiga de sálvia.
·         Adicione as folhas picadas ao molho de tomate.
·         Sirva com ovos em uma omelete.

A sálvia é uma erva com vários benefícios para a saúde. É rica em antioxidantes e pode ajudar a melhorar a saúde bucal, auxiliar a função cerebral e reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol. Este tempero também é fácil de adicionar a quase qualquer prato saboroso. Pode ser apreciado fresco, seco ou como um chá.

Referências
  1. Nutricionando.ORG - Nutrição, Saúde e Alimentação; Art. Os principais benefícios da Sálvia;
_______________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário