segunda-feira, 2 de setembro de 2019


A importância da nutrição para o atleta
Resultado de imagem para A IMPORTANCIA DA NUTRIÇÃO ADEQUADA NA PRATICA ESPORTIVA
A nutrição é fundamental para a vida do atleta. A má alimentação pode comprometer o rendimento e o desempenho do profissional. O esportista deve se alimentar corretamente para garantir resultados positivos e até mesmo evitar problemas como lesões e gripes. A nutricionista especializada em nutrição esportiva Cristiane Moraes respondeu algumas questões sobre o assunto.

Qual a importância da nutrição para o rendimento do atleta?
O corpo do atleta é uma máquina que precisa gerar energia adequada para a realização dos treinos e competições. Sendo assim é indispensável que o combustível, no caso a alimentação, seja adequado. Se utilizarmos alimentos inadequados ou de maneira errônea o rendimento cai e o desempenho do atleta fica comprometido. Desta maneira é essencial o atleta nutrir seu corpo correta e estrategicamente para obter bons resultados e até mesmo evitar lesões, gripes entre outros problemas que a má alimentação pode acarretar.

Quais os alimentos que devem ser evitados pelos esportistas?
De maneira geral além de se preocupar com o rendimento o atleta também deve se preocupar com a saúde. Não é só porque um atleta tem um alto gasto calórico diariamente que ele pode consumir frituras, gorduras saturadas e doces em excesso. Não existem proibições, mas bom senso e disciplina principalmente em certas fases de treinamento, por exemplo, em fases de competições, alimentos pesados como carne vermelha devem ser evitados no dia da prova.

Como é feita a dieta para o atleta? depende do esporte? da idade?
A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos da temporada e o calendário da temporada. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, por exemplo, lesões, cirurgias, etc.

Estagiária Cristiane Da Silva Camargo Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário