quarta-feira, 30 de outubro de 2019


TRANSTORNOS ALIMENTARES – ANOREXIA NERVOSA



Os Transtornos alimentares são enfermidades psiquiátricas debilitantes, caracterizadas por alteração no comportamento alimentar e/ou no comportamento do controle de massa corporal que desencadeiam danos à saúde física, emocional, intelectual e social do indivíduo.
A incidência de Anorexia Nervosa está cada vez maior. As causas para este Transtorno Alimentar são multifatoriais, envolvendo fatores biológicos, psicológicos e socioculturais, como a busca por um corpo magro e esguio, a pressão por ser magro e também a procura por cirurgias plásticas. As mulheres e principalmente na fase da adolescência ainda são as mais afetadas.
A imagem corporal envolve três componentes: o perceptivo, relacionado com a percepção do corpo, e a uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, referente à satisfação com a aparência, juntamente com a ansiedade e a preocupação relacionados a ela; e o comportamental, que consiste em situações evitadas em virtude do desconforto causado pela aparência corporal.
A baixa autoestima e distorção da imagem corporal reforçam a busca de um emagrecimento incessante, levando à prática de exercícios físicos em excesso, jejum, uso de laxantes ou diuréticos de uma forma ainda mais intensa. O que contribui para o risco do aparecimento desse transtorno e com eles as complicações clinica. As principais são: desnutrição, causada pela ingestão alimentar muito abaixo das necessidades de macro e micronutrientes ocasionando a queima de reservas de gordura e massa muscular, com perda de peso acentuada carências nutricionais importantes e diminuição da taxa metabólica basal. As alterações metabólicas são semelhantes àquelas encontradas no estado de inanição e é comum ocorrer hipercolesterolemia, ocasionada, na maioria das vezes, por perda grave da massa de gordura corporal. A lipólise encontra-se aumentada, além do retardo na remoção das partículas de lipoproteína de baixa densidade.





Estagiária Tatiane Pierri Barbosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário