quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Acne e sua relação com a Alimentação


A acne é uma doença de pele, resultado de inflamação com acúmulo de secreção das glândulas sebáceas, principalmente na face. Os tipos mais comuns de acne são:
  • Acne comedoniana: Quando o poro se dilata passa a comedão aberto, primeiro sinal da acne, conhecido popularmente como “cravos”;
  • Acne pápulo-pustulosa: Quando o comedão apresenta vermelhidão no local, estágio antes da inflamação por bactérias;
  • Pústula: Quando há infecção bacteriana e o local apresenta secreção purulenta (pus).

A acne é uma doença inflamatória crônica, que acomete de 35 a 90% dos adolescentes. Segundo artigos, identificamos que a acne no esportista tem mais ocorrência quando acontece o uso de esteroides. Mulheres normalmente por questões hormonais já tem decorrência maior de casos de acne, mas não necessariamente ligadas ao esporte.


Fatores Determinantes Para o Aparecimento da Acne


Diversos artigos apontam a relação entre carboidratos de alto índice glicêmico, leite e derivados e gordura, com a acne.
  • Carboidratos de alto índice glicêmico: é responsável por alterar a composição e quantidade de sebo, o que potencializa a inflamação e a formação da acne. Dentre os alimentos com alto índice glicêmico, podemos citar chocolates, farinhas simples e açúcar refinado.
  • Leite e derivados: Estudos apontam que a proteína IGF-1, está associada ao aparecimento da acne. A IGF-1 é produzida pelo organismo e o leite também conta com essa proteína, dessa forma, o organismo fica com níveis elevados da proteína em questão, o que causa o aumento da acne. Pois a IGF-1 é um estimulador de hormônios que estimulam a produção sebácea.
  • Gordura: a gordura presente em alimentos como fast-foods, frituras e alimentos ultraprocessados contribuem para o aparecimento da acne, uma vez que há interação com a proteína mTORC1. Essa proteína responde ao tipo de ácido graxo consumido.
Outro fator importante para o aparecimento da acne é a resistência à insulina (RI), a RI está associada a pacientes diabéticos (tipo II), elevada ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico e mulheres com quadro de síndrome ovário policístico (SOP).

 A RI aumentada em mulheres com SOP eleva também a produção do IGF-1 no organismo, com isso, o IGF-1 impede a conversão de testosterona em estrógeno, aumentando os níveis de hormônios andrógenos, que também estimulam a produção sebácea. 

Estudos associam o uso de suplementos alimentares ricos em aminoácidos com o aparecimento da acne, por exemplo, o Whey Protein, que utiliza proteína derivada do soro de leite, mostrou-se que a leucina e iso-leucina também são capazes de estimular produção   sebácea.




Terapia Nutricional


A terapia nutricional indicada para acne é uma dieta com baixo índice glicêmico, rica em alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras e com o mínimo possível de ultraprocessados. O Brasil conta com o Guia Alimentar Brasileiro, com diretrizes para uma melhor qualidade de vida.
São indicados também, alimentos ricos em Ômega 3, Vitamina A e Zinco.
  • Ômega 3: funciona como um anti-inflamatório, é um ácido graxo essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo, portanto, pode ser suplementado ou encontrado nos alimentos como peixes, crustáceos e como castanhas e nozes.
  • Vitamina A: é um dos principais meios de tratamento para a acne, pois possui ação que inibe o desenvolvimento das lesões por acne em vários estágios. Também uma vitamina com ação antioxidante. Pode ser suplementada, mas é encontrada principalmente em alimentos alaranjados e amarelos, como cenoura, abóbora e salmão.
  • Zinco: esse mineral é muito importante para o sistema imunológico, onde tem funções como estimular os glóbulos brancos e diminuir o processo inflamatório em lesões, como a acne. O zinco é encontrado em alimentos como ostras, gema de ovo, amendoim e castanha de caju.

E o chocolate, é um vilão? A resposta dependerá do chocolate consumido. O chocolate em si não é um vilão, pois é rico em antioxidantes, porém, chocolates ricos em açúcar possuem alto índice glicêmico, conforme já informado. Uma boa alternativa para os chocólatras é investir em chocolates com pelo menos 70% de cacau, que não possuem leite em sua formulação, preservando suas ações antioxidantes.




Referências Bibliográficas:

ANSELMINI, A. M. RELAÇÃO ENTRE DIETA ALIMENTAR E ACNE VULGAR NA ADOLESCÊNCIA. 2017. 13f. Trabalho de Pós-Graduação (Pós Graduação em Nutrição Clínica) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, 2017.
SILVA, J. P. O. P. INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E DA DIETA NA FISIOPATOLOGIA DA ACNE VULGARIS. 2017. 27f. Dissertação - Revisão Bibliográfica (Mestrado Integrado de Medicina), Universidade do Porto, Portugal, 2017.
COSTA, A. MOISES, T. A. LAGE, D. Acne e dieta: verdade ou mito?* An. Bras. Dermatol. Brasil, 2010; 85(3): 346-53.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 158p.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário