segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Conheça mais sobre a Celulite

A lipodistrofia ginóide é considerada uma condição de saúde, que na maioria das vezes acomete mulheres, caracterizada por um aspecto de casca de laranja geralmente na região pélvica (região glútea, quadris e flancos). O motivo do surgimento da celulite ainda não é completamente esclarecido, estudos apontam possível alteração do sistema linfático, onde ocorre acúmulo de substâncias no tecido adiposo logo abaixo da pele. Diversos fatores estão associados à causa da celulite, não somente o sobrepeso ou obesidade, mas também fatores hormonais, alimentação inadequada, sedentarismo e genética são pontos importantes para o desenvolvimento da celulite.


Mecanismo da Condição

  • O tecido Adiposo superficial é composto pela Epiderme (pele), derme (logo abaixo da pele) e hipoderme (camada subcutânea de gordura).
  • Na hipoderme, estão os adipócitos (células que armazenam a gordura).
  • Quando ocorre maior acúmulo de gordura, os adipócitos aumentam em tamanho e quantidade, comprimindo os vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e fazendo com que as fibras de colágeno e percam sua elasticidade;
  • Após esse processo, a pele fica com aspecto de casca de laranja.



Graus da Celulite

A celulite é classificada em quatros tipos: 
  1. Sem alterações visíveis;
  2. Mudanças visíveis na pele quando pinçada ou com contração muscular;
  3. Mudanças visíveis sem precisar mexer na pele;
  4. Mudanças visíveis associadas com nodulações.

Tratamento através da Alimentação

Assim como a maioria dos problemas relacionados a ganho de peso e retenção líquida, o tratamento indicado é a alimentação adequada. Para a celulite, é interessante seguir alguns passos um pouco mais específicos, visando à melhora na circulação e diminuição do tecido adiposo subcutâneo:
  • Melhora dos Carboidratos: Substituir Carboidratos simples por complexos, ou seja, consumir mais alimentos integrais, diminuindo os refinados;
  • Redução da Ingestão de Gordura: Diminuir alimentos ultraprocessados, o que diminuirá o consumo de gorduras saturadas e gordura trans.
  • Dieta rica em fibras: melhora do fluxo intestinal e resistência insulínica, além de melhorar o sistema circulatório;
  • Redução de bebidas gaseificadas: conforme estudos, bebidas gaseificadas alteram o pH da derme, causando endurecimento das fibras de colágeno, aumentando os sinais da celulite.
  • Beber bastante água: melhora na circulação sanguínea;
  • Diminuir o sal nos alimentos: o sódio favorece a retenção de líquidos.



Estudos também apontam o uso da fitoterapia no tratamento da celulite, o extrato da semente de uva (vitis vinífera) é um potente oxidante, que promove a vasodilatação, o que causa melhora na circulação, também estabiliza as fibras de colágeno.
Outro importante fitoterápico para o tratamento da celulite é a Cavalinha, rica em silício, protege as fibras de colágeno, diminuindo sua degradação, além de melhorar a permeabilidade dos capilares venosos e linfáticos.

Referências bibliográficas:

David, R. B.; Paula, R. F.; Schneider, A. P.; Lipodistrofia ginoide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Rev Bras Nutr Clin, Porto Alegre, 2011; 26 (3): 202-6.
GERALDO, A. N. M.; FREITAS, L. M.; BUFFO, L. J. Perfil Alimentar de Mulheres Segundo o Grau de Lipodistrofia Ginóide. 2015. 47f. Trabalho de Graduação (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Americana, Americana – SP, 2015.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário