quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

GLUTAMINA - Sua suplementação é necessária?


A glutamina é a proteína mais abundante presente no sangue, classificada como aminoácido condicionalmente indispensável, tem diversas funções que contribuem para garantir o equilíbrio do corpo. Com grande ação no sistema imune, onde as células utilizam a glutamina como substrato energético.


GLUTAMINA E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA


Durante exercício intenso e prolongado, ocorrem aumento dos níveis de glutamina, porém no decorrer do exercício, sua concentração diminui. A baixa nos níveis de glutamina ocorre pela utilização do fígado e rins, que usam a proteína remanescente para processos fisiológicos. O treinamento intenso e excessivo (overtrainning) pode causar baixas significativas no sistema imunológico, devido aos baixos níveis de glutamina.
Estudos indicam que o overtrainning associado a maus hábitos alimentares, abaixam os níveis de glutamina no organismo, elevando as chances do sistema imune ficar vulnerável.



GLUTAMINA E DIETA


Estudos apontam que uma dieta com excesso de proteínas é tão prejudicial quanto uma dieta com a falta do macronutriente. Quando há alta de ingestão de proteínas e baixa de carboidratos, ocorre um fenômeno chamado acidose metabólica, onde o pH organismo passa de alcalino para ácido; para estabilizar o pH, os rins captam a glutamina disponível nos músculos e sangue. Outro fator para a diminuição da glutamina ocorre quando há baixa ingestão de carboidratos, onde o fígado é responsável por captar a glutamina disponível e convertê-la em carboidratos. De acordo com esses estudos, ocorre diminuição de aproximadamente 25% da glutamina disponível no organismo.
A ingestão outras proteínas como isoleucina, leucina e valina, presentes no BCAA e Whey Protein, são percursores naturais da glutamina, ou seja, com seu consumo o organismo será capaz de sintetizar a glutamina muscular.
É importante manter uma dieta balanceada, tanto em proteínas, quanto em carboidratos e em micronutrientes. A suplementação de glutamina é interessante em casos onde há sistema imunológico debilitado.



Referencias bibliográficas:
MEIRA, M. C. C.; CHAGAS, R.; FERREIRA , S. R. GLUTAMINA E ATIVIDADE FÍSICA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 1, n. 5, p. 28-38, 2007.

NOVELLI, M.; STRUFALDI, M.B.; ROGERO, MM.; ROSSI, L. Suplementação de Glutamina Aplicada à Atividade Física. R. bras. Ci e Mov. 2007; 15(1): 109-117.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário