quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Jejum Intermitente e Low Carb - Até que Ponto Valem a Pena?


Os dois protocolos estão em alta em mídias sociais ditos como milagrosos, mas é assim na prática?

O jejum intermitente teve início em pesquisas religiosas, onde os Muçulmanos praticavam o Ramadã, onde os fieis jejuam do nascer ao pôr-do-sol. Foi observado em estudos, que o jejum intermitente pode trazer benefícios como diminuição da gordura corporal e redução dos níveis de colesterol LDL no organismo (colesterol ruim), porém, não foram reduções significativas.



Já a Low Carb, é uma prática onde é reduzido drasticamente o consumo de carboidratos, substituindo-o por gorduras e proteínas. Dessa forma, ocorre perda de significativa durante a dieta, porém, a maior perda de peso trata-se da água presente no organismo, onde há baixa perda relacionada à massa magra e gordura corporal. A dieta Low Carb é interessante em casos onde há real necessidade em reduzir os carboidratos, como a Diabetes Mellitus tipo 2.


As duas dietas mostraram-se insustentáveis em longo prazo, onde há grande incidência de desistências, pois são práticas completamente diferentes do habitual brasileiro.

É de extrema importância o acompanhado e orientação por Nutricionistas, visando o real benefício das práticas alimentares e qualidade de vida. Ainda são necessários mais estudos para a comprovação dos benefícios oferecidos.

Referências Bibliográficas:

VARGAS, A. N.; PESSOA, L. S; ROSA, R. L. JEJUM INTERMITENTE E DIETA LOW CARB NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE MULHERES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 12. n. 72. p.483-490. Jul./Ago. 2018.
CORDEIRO, R.; SALLES, M. B.; AZEVEDO, B. M. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA DIETA LOW CARB. Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Pag. 714-722 – Ano: 2017.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário