quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ortorexia e Vigorexia - Sintomas e Tratamento


ORTOREXIA

Ortorexia não é reconhecida como um transtorno, e sim como um comportamento obsessivo  patológico, onde  o individuo apresenta um comportamento obsessivamente saudável, onde se buscam alimentos “puros” (sem pesticidas e agrotóxicos), uma preocupação exagerada com a qualidade dos alimentos. Com isso acontece a exclusão social e o desprezo por aqueles que não seguem o mesmo padrão de alimentação.
Algumas das consequências de seguir este padrão alimentar: deficiência de vitaminas do complexo B, vitamina A e de cálcio e desnutrição.
Os dias desses indivíduos tem a dieta como principal foco da vida.



Tratamento

O tratamento precisa ser multiprofissional, para quebrar as barreiras do individuo e passo a passo, estimula-lo para que enxergue o ato de comer por completo e não somente  a ingestão de alimentos. 
Profissionais da saúde se tornam um dos públicos alvos dessa patologia, por conta de seu conhecimento e cobranças da sociedade.

VIGOREXIA

É um quadro que acomete em sua grande maioria, homens entre 18 e 35 anos, mas que pode acometer mulheres. Também classificada como desordem disfórmica corporal, onde o individuo busca um determinado padrão corporal e não consegue reconhecer seu estado atual, sempre o diminuindo, e se descrevendo fraco e pequeno, buscando definição muscular no corpo inteiro, em geral uma preocupação fora do comum por  massa muscular, acabando até se sujeitar a dietas extremas e o consumo de esteroides e anabolizantes.
A mídia tem um enorme peso, com seus padrões estéticos exigentes, e se torna um grande influenciador para o individuo transtornado.



Uso de esteroides

O uso de esteroides está relacionada, pois vende a falsa promessa de aumento de massa muscular e melhora de desempenho. Porém tem muitos resultados negativos para o organismo.

Tratamento

Não ha um tratamento especifico, e sim um trabalho multiprofissional em conjunto com um psiquiatra, onde os passos envolvem trazer a percepção corporal do paciente, e realizar uma reeducação alimentar.

Os dois distúrbios muitas vezes estão interligados, um pode acabar levando ao outro, e tudo com principal influencia midiática. Familiares, amigos e treinadores, devem se permanecer atentos para comportamentos fora do padrão e excessivos.

Referencias bibliográficas:

MARTINS, Márcia Cristina Teixeira et al . Ortorexia nervosa: reflexões sobre um novo conceito. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 24, n. 2, p. 345-357,  Apr.  2011 .   Available from . access on  27  Feb.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000200015.

ROCHA, M. A. P; BARTHICHOTO, M.; LOPES, J. E.; COSTA, K.; VIEBIG, R. F. Ortorexia: uma compulsão por alimentos saudáveis. Nutrição Brasil - Ano 2015 - Volume 14 - Número 1, pg. 52-55.

CAMARGO, Tatiana Pimentel Pires de et al . Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Rev. bras. psicol. esporte,  São Paulo ,  v. 2, n. 1, p. 01-15, jun.  2008 .   Disponível em . acessos em  27  fev.  2020.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário