sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Por que Fisiculturistas e Atletas Evitam o Consumo de Feijão Carioca?


No Brasil, o consumo de arroz e feijão é muito tradicional, estando presente na maioria das casas do país. O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína e pobre em lisina; já o feijão, é rico em metionina. Essa combinação garante uma refeição rica em proteínas e micronutrientes, como o ferro e vitaminas do complexo B.




Porém, fisiculturistas, atletas, profissionais ou não, cada vez mais reduzem o feijão em suas dietas, chegando a excluí-lo completamente. Essa prática é saudável? Vamos comparar as vantagens e desvantagens da prática.

Muitas pessoas alegam sentir desconforto gástrico, como flatulências e inchaço, o que realmente pode acontecer, pois o feijão, se não preparado corretamente, permanece com fitatos e oligossacarídeos não digeríveis, que causam os sintomas informados anteriormente.

A melhor forma de resolver essa questão, é realizando o remolho do feijão, veja o passo-a-passo:

  1. Selecione o os grãos de feijão e com uma peneira, lave-o em água corrente;
  2. Depois, em um recipiente, cubra o feijão com água e deixe tampado até a troca da água;
  3. Após 6h, troque a água e aguarde até aproximadamente mais 6h, totalizando 12h de remolho.
  4. Após o remolho, o feijão estará livre da maioria dos compostos que causam o desconforto gástrico, além do cozimento que será mais rápido.


Agora, se o problema for o sabor do feijão, é possível fazer substituições sem muito prejuízo nutricional, uma vez que outras leguminosas também são ricas em diversos nutrientes e aminoácidos. Veja uma de possíveis substituições:

  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Feijão branco;
  • Ervilhas;
  • Feijão fradinho;


Portanto, não há comprovação cientifica de que atletas devem evitar o consumo do feijão, é uma escolha de cada individuo baseado em sua afinidade com o alimento. Sendo recomendado pelo alto teor de aminoácidos e micronutrientes.

Referências Bibliográficas:

FERNANDES, A. C.; PROENÇA, R. P. C. Técnicas recomendadas para pré-preparo de feijão: remolho e descarte de água. Nutrição em Pauta, v. 19, n. 111, p. 50-56, 2011.



Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário