segunda-feira, 2 de março de 2020

Você Sabe o Que é Comfort Food?

É um termo utilizado para definir o “comer com conforto”, que basicamente destrincha a questão de o ato de comer tem sua ligação com o psicológico e o pessoal, e pode ser usado para afetar positivamente a alimentação atual do individuo.
Desde pequenos temos influência externa no nosso padrão alimentar, onde comemos, com quem comemos e o que comemos, traçam nossos gostos, e criam uma memória afetiva que dificilmente se perde. São alimentos/preparações que tem a possibilidade de tocar a alma, no caso trazer sensações boas, no dia a dia dificilmente damos a devida atenção ao ato de comer, para muitos comer se resume em saciar necessidades fisiológicas.  Comfort Food se torna uma forma interessante de se reconectar com bons momentos, e consumir comida de verdade.


Categorias:
  • Comidas nostálgicas
São comidas, que são associadas a um momento significativo na história do individuo. Demonstram ligação com o aspecto cultural, de identidade, e normalmente com momentos onde há a preparação do alimento, ou o cuidado, o afeto apresentado por outra pessoa que preparou o alimento.

  • Comidas de indulgência:
Onde o individuo se permite sentir a emoção que o alimento lhe traz, sem preocupações com valor nutricional ou com um possível gasto que terá monetário. Essa exceção pode ser associada a um sentimento de culpa, principalmente se há consumo excessivo. Porque se dá em um momento onde se procura segurança ou de recompensa, no alimento diante de uma situação considerada triste, angustiante ou desagradável.


  • Comidas de conveniência:
Comidas fáceis de serem preparadas ou obtidas. Há associação do conforto emocional com a praticidade, é onde podemos ver a substituição de algo especifico, por algo extremamente parecido e próximo. Nessa categoria quem se beneficia, são as indústrias alimentícias, com seus produtos industrializados que alegam oferecer as mesmas sensações. O individuo pode ter apego a alimentos desse tipo por dois motivos: por já ter crescido com o alto consumo desses alimentos ou simplesmente pela facilidade de consegui-los.


  • Comidas de conforto físico:
São aquelas que têm a composição físico-química, com capacidade de promover bem-estar. Predominantemente associada a comidas com excesso de açúcar e gordura, mas também tendo grande ligação com alimentos quentes e com facilidade de mastigação.


Portanto, Comfort Food pode ser uma maneira do individuo se reconectar consigo mesmo, é algo que individualizado, que varia de pessoa para pessoa.


Referência Bibliográfica: 

GIMENES-MINASE, M. H. S. G.; Comfort food: sobre conceitos e principais características. Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade Vol. 4 nº 2 –, São Paulo, páginas 92-102, 2016.


Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário