terça-feira, 16 de maio de 2023

Bebidas energéticas

 




As bebidas energéticas são estimulantes que aumentam o estado de alerta para a mente e para o corpo.

 

Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos:

 

- Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo, também age como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas.

- Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.

- Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.

- Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.

- Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. As vitaminas do complexo B, como a niacina, o ácido pantotênico, a vitamina B6 e a vitamina B12, são comumente adicionadas às bebidas energéticas. Contribuem para o metabolismo de produção normal de energia e para a redução do cansaço e da fadiga. Além disso, o ácido pantotênico contribui com o desempenho mental.

 Seu consumo deve ser moderado, pois em excesso pode causar alguns efeitos colaterais como: Insônia; Irritabilidade; Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; Doenças cardíacas.

O uso combinado de álcool provavelmente potencializa os efeitos prejudiciais cardiovasculares. Na ausência de evidências científicas que garantam a segurança da combinação de energético com álcool, é mais prudente evitá-la


https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/32876

Escrito pelo estagiário: Erick Henare


Nenhum comentário:

Postar um comentário