segunda-feira, 15 de maio de 2023

Leucina no desenvolvimento muscular

                       


           


       


Leucina no desenvolvimento muscular

 

O que é a Leucina

Leucina é um aminoácido que faz parte da cadeia ramificada (BCAA), do qual também faz parte a valina e a isoleucina. Trata-se de um aminoácido essencial para síntese proteica e para outras funções metabólicas.

 

Para que serve a leucina?

 A leucina tem uma série de funcionalidades, sendo importante, por exemplo, para a manutenção da massa muscular, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, aumento das defesas do organismo, auxílio na cicatrização de ossos fraturados, etc. Para que se tenha uma ideia melhor da importância da leucina: antes e depois de qualquer tipo de cirurgia é recomendado a ingestão de alimentos com alta quantidade de leucina, para que assim a recuperação e cicatrização seja ainda melhor.

A leucina afeta diretamente o desenvolvimento muscular, pois sinaliza processos responsáveis pela síntese de proteína do nosso músculo. Sendo assim, é essencial para desenvolver a massa muscular e o faz de maneira muito mais eficiente que os demais aminoácidos.

Esse aminoácido essencial também possui contribuição na produção de insulina e serve como fonte de energia para produção de glicose. Portanto, a leucina não só estimula ao ganho de massa muscular, mas também atua como fonte de energia para os músculos. O que se pode dizer, então, é que a leucina é uma estratégia eficaz no desenvolvimento de massa muscular, lembrando sempre da importância da recomendação médica.

 A leucina apresenta um importante papel na síntese muscular principalmente após exercícios de força de alta intensidade, uma vez que o balanço proteico se torna positivo. O grande destaque da leucina é a sua competência em ativar a principal via anabólica, a via mTOR, no que, ao receber da leucina pode ser um estimulador sensível às suas concentrações. Sua ativação é associada à hipertrofia muscular, portanto vai além de estimular a criação de novos tecidos musculares, também eleva a produção proteínas musculares em curto prazo. Os estudos encontrados apontaram que ao adicionar os suplementos BCAA e Leucina na dieta de praticantes de exercício de força, quando aliado ao consumo de proteínas e carboidratos, podemos ter efeito positivo na síntese proteica muscular, por evitar efeitos catabólicos.

 

https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7169/1/21115580.PDF

Escrito pelos estagiarios : Erick Henare e Elis de Oliveira 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário