quarta-feira, 10 de maio de 2023

Complexo B e Pratica de exercícios

 


Vitaminas que não podem faltar no corpo humano pois esta ligada com os benefícios das atividades físicas, São importantes fontes de Energia e ainda melhora a resposta imunológica do organismo. O complexo B ou vitamina B exerce uma grande função em nosso corpo, ainda mais quando o assunto é a prática de exercícios.

complexo B é composto por um conjunto de oito vitaminas: vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B7 (biotina), vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina B12 (cobalamina).

Todas as vitaminas possuem diferentes funções no organismo, e a sua combinação pode garantir resultados positivos na proteção dele, principalmente no metabolismo celular e na obtenção de energia.

Alguns alimentos, por exemplo, apresentam mais de um tipo de vitamina B, como no caso do arroz, com vitaminas B1, B3 e B6; da lentilha, com vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B9; e da soja, com vitaminas B1, B2, B3 e B6.

O complexo B reúne vitaminas que são indispensáveis para qualquer pessoa. Ele é responsável por transformar o alimento em energia. Esse nutriente também age no auxílio da defesa do organismo. Além disso, ele ajuda no funcionamento do sistema nervoso, garantido um melhor desenvolvimento para as funções do coração, dos olhos e da pele. Para aqueles que possuem a atividade física presente na rotina, o complexo B trabalha no combate aos radicais livres.

complexo B age de maneira nutritiva e saudável, devido às diversas propriedades presentes em cada uma das vitaminas. De maneira geral, pode contribuir para a melhora do sistema imunológico, com a defesa do organismo e a prevenção de doenças congênitas e crônicas, como cardiovasculares.

Além disso, a sua participação nos sistemas enzimáticos do metabolismo celular e energético das proteínas, carboidratos e lipídios pode combater os danos causados pelo exercício físico.

O complexo B é um dos suplementos seguros que podem ser consumidos por qualquer pessoa que necessite repor os nutrientes presentes nas vitaminas, desde que não haja restrição alimentar a algum componente do produto.

Atletas, praticantes de atividades físicas, gestantes, idosos e pacientes em estado pós-operatório, são grupos que podem carecer da ingestão do suplemento por meio da recomendação de um(a) nutricionista.

O que muitos procuram saber é de que forma o complexo B pode ajudar na hipertrofia. Algumas vitaminas presentes nesse nutriente, como B3, B6 e vitamina B12, ajudam na digestão de carboidratos, gorduras e principalmente de proteínas. Para uma melhor construção de massa muscular, a absorção da proteína é muito importante.

Como o complexo B transforma os alimentos em energia, ele ajuda muito na hora do treino. Com mais energia e mais nutrientes, o seu rendimento melhora. Além do que, ele auxilia na digestão, trabalhando na manutenção do apetite e na transmissão de impulsos nervosos.

 referências: https://www.gsuplementos.com.br/conteudo/como-tomar/complexo-b/#:~:text=Como%20o%20complexo%20B%20transforma,na%20transmiss%C3%A3o%20de%20impulsos%20nervosos.

Escrito por Estagiárias: Livia Furtado e Juliana Correia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário