terça-feira, 16 de maio de 2023

AMBIENTE OBESOGÊNICO




O que é o meio obesogênico ?


O meio obesogênico é um termo utilizado para descrever um ambiente que favorece o desenvolvimento e a manutenção da obesidade. É um conjunto de fatores ambientais, sociais, culturais e econômicos que contribuem para a promoção de comportamentos menos saudáveis, como uma alimentação inadequada e a falta de atividade física regular.

No meio obesogênico, existem diversas influências que podem levar ao ganho de peso excessivo e ao desenvolvimento da obesidade. Essas influências incluem a disponibilidade e a publicidade de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e aditivos químicos, além da falta de acesso a alimentos saudáveis e frescos.

Além da alimentação, o meio obesogênico também se relaciona com a falta de espaços e oportunidades para a prática de atividade física, seja pela falta de estrutura adequada, a insegurança nas ruas ou a falta de tempo disponível.

Outros fatores do meio obesogênico incluem o aumento do sedentarismo causado pela tecnologia e o marketing agressivo de alimentos pouco saudáveis, especialmente direcionado às crianças.

É importante ressaltar que o meio obesogênico não isenta a responsabilidade individual, mas reconhece que o ambiente em que as pessoas vivem desempenha um papel significativo no desenvolvimento da obesidade.

Combater o meio obesogênico requer ações em diferentes níveis, desde políticas públicas que promovam o acesso a alimentos saudáveis e a criação de espaços para atividade física, até a conscientização individual sobre escolhas alimentares e a promoção de um estilo de vida ativo.

Ao entender o conceito de meio obesogênico, podemos buscar maneiras de modificá-lo, promovendo um ambiente mais saudável e estimulante para a adoção de hábitos de vida equilibrados e prevenindo o desenvolvimento da obesidade.




referencia : https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/ambiente-obesogenico-voce-sabe-o-que-e

escrito pelas estágiarias: Livia Furtado e Juliana Correia


Nenhum comentário:

Postar um comentário