terça-feira, 19 de março de 2024

Desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos


São descartadas toneladas de lixo diariamente no Brasil, a maior parte desse lixo é orgânico, ou seja, restos de alimentos, fazendo assim uma má utilização de recursos alimentares e  gerando um enorme desperdício. Um dos fatores que levam ao desperdício é a falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos

A alimentação é à base da vida, nos fornece nutrientes, para termos energia durante o dia, permitindo um equilíbrio do organismo. A utilização integral dos alimentos é uma forma de melhorar a qualidade na alimentação e tem também como consequência a diminuição do lixo. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem só ao meio ambiente e a sociedade, mas também ao corpo e à mente, pois diminui os gastos com alimentação, reduz-se o desperdício de alimentos e aumenta o valor nutricional das preparações.

Mas de fato oque é utilizar um alimento de forma integral? é incluir nas refeições as partes não convencionais dos vegetais, utilizando o alimento na sua totalidade, como: cascas, folhas, talos e sementes. 

Os talos e folhas podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal. As cascas e sementes das frutas desperdiçadas pela maioria da população apresentam segundo análises físico-químicas, de modo geral uma quantidade de nutrientes maiores em relação às próprias partes comestíveis das frutas.

As cascas das hortaliças são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, que atuam nos organismos humano como antioxidante (fatores que evitam o envelhecimento da pele); além disso, regularizam o intestino, previnem a anemia e auxiliam no processo de cicatrização.

Alguns exemplos de partes de alimentos a serem reaproveitados, são: cascas de banana, laranja, limão, abacaxi, batata, sementes de abóbora; talos e a folha do brócolis, talo de couve e de espinafre.

A educação nutricional seria um ótimo intermediador para a diminuição desses desperdícios, porem ainda falta muito acesso a informação, principalmente para a população de baixa renda, devido às dificuldades econômicas de obter alimentos de qualidade e em quantidades suficientes para suprir as necessidades nutricionais. A educação nutricional começa em casa, e seria importante que nas escolas desenvolvessem projetos que incentivasse os alunos maneiras de se reaproveitar alimentos. 


Referencias:

https://simbiologias.ibb.unesp.br/index.php/files/article/view/28/54

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1037/1/2009_JulianaTavaresNunes.pdf

https://www.scielo.br/j/cr/a/MbK4GTbwHtDHFP3bkBK86kF/?lang=pt&format=html

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