A doença celíaca trata-se de uma condição autoimune crônica do intestino delgado, sendo desencadeada pela ingestão de glúten. Pessoas com a doença possuem uma reação imunológica adversa que danifica as vilosidades intestinais afetando a absorção de nutrientes. Entre suas causas a principal é a predisposição genética, além desse fator outras causas são infecções virais, estresse etc.
Entre os sintomas estão a diarreia crônica, perda de peso, fadiga, anemia, distensão abdominal, deficiência nutricional etc. Algumas pessoas são assintomáticas, dessa forma dificultando o diagnóstico, lembrando que essa doença pode afetar todas as idades, desde crianças até adultos.
O tratamento da mesma é feito a partir da orientação nutricional, envolvendo a eliminação de alimentos que contenham glúten, exemplos desses alimentos são trigo, cevada, centeio e seus derivados, uma boa alternativa para substituir os mesmos são o arroz, quinoa, milho etc. Além disso no tratamento também pode ser utilizada a suplementação em casos de deficiências nutricionais, isso depende da necessidade individual de cada pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário