A disbiose intestinal é caracterizada pelo desequilibro da microbiota intestinal, tendo em vista que o intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano, a deficiência da sua estabilidade pode prejudicando a absorção de nutrientes, digestão, a imunidade, e esse desequilíbrio também pode ocasionar doenças como câncer, doenças autoimunes, ansiedade, depressão, e outros transtornos.
A dibiose pode ser causada devido diversos fatores, entre eles temos:
- Estresse emocional;
- Consumo excessivo de alimentos ultraprocessados;
- Infecções;
- Uso de medicamentos (como antibióticos, anti-inflamatórios e antiácidos).
Este desequilíbrio intestinal não apresenta sintomas mas está correlacionado a outras doenças, como:
- Doença de Crohn;
- Síndrome do intestino irritável;
- Hipertensão;
- Obesidade.
O braço direito de uma microbiota intestinal saudável é uma dieta rica e equilibrada. Para uma melhora do quadro alimentos ultraprocessados; carboidratos simples (como a farinha branca) e alimentos com alto índice glicêmico, devem ser evitados.
Para a melhora do tratamento o paciente deve ter uma dieta balanceada, rica em fibras; dar foco no consumo de alimentos in natura; carboidratos complexos (como arroz integral); e também o uso de alimentos funcionais, como os pré-bióticos e os probióticos, pois esses alimentos estimulam o crescimento de bactérias positivas, que são benéficas e inibem o crescimento das bactérias
patogênicas, isso dará equilíbrio à microbiota intestinal e melhorara a absorção de nutrientes, entre tantos outros benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário