quinta-feira, 7 de março de 2024

Doença de Crohn

    A doença de crohn se trata de uma doença inflamatória crônica, ocorre principalmente na parte inferior do intestino delgado e grosso afetando o trato gastrointestinal. Não possui causa definida e pode ser causada por diversos fatores sendo eles genéticos, psicológicos, dietéticos, ambientais, desregulação do sistema imunológico entre outros.
    Entre os seus principais sintomas estão a febre, anemia, desnutrição, diarreia, cólicas abdominais, sangue nas fezes, intolerância alimentar, náuseas, cálculo renal, perda de apetite, abscessos intestinais entre outros sintomas. Assim conclui-se que a doença de crohn atrapalha e muito a rotina do indivíduo, dificultando ainda mais a aplicação de uma rotina de treinos e dieta.
    Contudo existem algumas orientações nutricionais visando lidar com tal condição da melhor forma possível, entre elas estão uma ingestão energética maior, as proteínas por exemplo variam entre 1,3 a 1,5g/kg no dia, não ultrapassar 20% das recomendações de gorduras, evitar alimentos com fibras insolúveis, fracionamento das refeições em porções menores, restringir o consumo de lactose em caso de sintomas, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e líquidos com cafeína elevada, incluir alimentos probióticos entre outras recomendações, todas visando lidar com a condição e melhorar a qualidade de vida do indivíduo portador da doença de crohn.





Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-crohn/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/doen%C3%A7as-intestinais-inflamat%C3%B3rias-dii/doen%C3%A7a-de-crohn
https://nav.dasa.com.br/blog/doenca-de-crohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário