quarta-feira, 6 de março de 2024

Leucina na hipertrofia muscular, é necessário a sua suplementação?

 

Leucina é um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA), junto à valina e a isoleucina. É um aminoácido essencial para síntese proteica e para outras funções metabólicas. Este aminoácido tem a maior taxa de oxidação no tecido muscular comparado aos outros.
A leucina além de ser encontrada em alimentos fontes (produtos de origem animal), pode ser encontrada em suplementos proteicos. 
Os suplementos proteicos em sua grande maioria são indicados para atletas, tendo em vista que  os mesmos possuem  maior demanda energética e proteica, assim é difícil alcançar a quantidade ideal somente com a alimentação. Os suplementos também atuam na recuperação de microlesões causadas pelo exercício físico, levando a hipertrofia muscular, ou seja, o crescimento do músculo.

Portanto o uso da leucina por atletas, pode ou não ser necessário tendo em vista que existem linhas que defendem seus efeitos positivos e outras que dizem não ter relações entre seu consumo e hipertrofia muscular e a conclusão varia de qual melhor uso da leucina, sendo ela isolada ou combinada. O indicado é conversar com o seu nutricionista e seguir as suas recomendações.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário