quinta-feira, 25 de abril de 2024

3 coisas que você precisa saber sobre ESTEATOSE HEPÁTICA NÃO ALCOÓLICA

 O que é esteatose?

Esteatose é o termo que se utiliza para definir e representar o acúmulo anormal de gordura nos órgãos ou tecidos. E esteatose hepática significa a acumulação de gordura no fígado. 


1 - Quais são as causas da esteatose hepática?

A esteatose hepática tem sua causa mais comum devido a distúrbios do metabolismo, ocorre por excesso de circulação de gordura no sangue e consequentemente por oferta e acúmulo de gordura no fígado. Esses distúrbios do metabolismo, estão incluídos: pressão alta, resistência a insulina, níveis elevados de colesterol, diabetes e o pré-diabetes, obesidade, má nutrição, sedentarismo, além de poder ser decorrência de doença no próprio órgão, como algumas formas de hepatite em suas formas toxicas causadas por drogas (medicamentos) e consumo excessivo de álcool. 

2- Qual a importância da descoberta precoce da esteatose hepática?

A esteatose hepática geralmente não apresenta sintomas, estes são percebidos quando aparecem complicações da doença: queixas de dor, cansaço, fraqueza, perda de apetite. Deve ser solicitado uma ultrassonografia do abdome total, mas a sua evolução é silenciosa, e se não for tratada pode gerar doenças hepáticas graves e até fatais. 

3- Qual o tratamento da esteatose hepática não alcoólica?

Não existe um tratamento específico para a cura da doença, porém é determinado uma mudança que consiste em 3 pilares: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.


Fonte: 

Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde 

Site do Hospital Albert Einstein

Estagiária: Karinne Ramos




Nenhum comentário:

Postar um comentário