O Impacto dos Alimentos Processados na Saúde
Os alimentos processados e ultraprocessados vem se tornando parte central da dieta moderna, principalmente devido a facilidade do preparo e ao marketing massivo em cima desses produtos que são consumidos em grande escala nos ambientes urbanos. Esses alimentos são recheados de açúcar refinado, gordura trans, sódio, aditivos químicos e diversos outros fatores extremamente prejudiciais para a saúde, apesar de serem práticos e saborosos esses alimentos podem contribuir para o aumento de doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão.
O grande problema desses alimentos está em sua composição nutricional, os alimentos são desprovidos de nutrientes essenciais como fibras, vitaminas e minerais, que são elementos primordiais para o bom funcionamento do corpo. Além disso o processo industrial em cima desses alimentos faz com que os mesmos percam suas propriedades nutricionais originais gerando dessa forma deficiências nutricionais em quem os consome com frequência prejudicando a saúde como um todo.
O ganho de peso excessivo e o risco elevado de doenças cardíacas está ligado a ingestão de ultraprocessados. O excesso de sódio contribui para o aumento da pressão arterial e acúmulo de gordura nas artérias, os açúcares podem causar picos de glicose no sangue gerando uma resistência a insulina que é um dos principais fatores de risco para diabetes tipo 2.
Para quem quer quebrar o ciclo e melhorar a saúde a mudança começa a partir de uma escolha consciente. Optar por alimentos frescos e minimamente processados como vegetais, legumes, frutas, grãos, proteínas magras etc. proporciona um controle de qualidade da alimentação tornando-a mais saudável, assim melhorando a qualidade de vida e prevenindo de doenças relacionadas a alimentação desequilibrada.
Estagiário: Vinicius Aquino Ortiz
Referências:
https://doity.com.br/anais/v-semana-academica/trabalho/232489#:~:text=Doen%C3%A7as%20est%C3%A3o%20associadas%20ao%20consumo,ao%20aparecimento%20da%20s%C3%ADndrome%20metab%C3%B3lica.
https://jornal.usp.br/atualidades/consumo-de-ultraprocessados-tem-serios-impactos-na-saude-confirma-estudo/
https://www.scielo.br/j/csp/a/57BygZjXKGrzqFTTSWPh8CC/
Nenhum comentário:
Postar um comentário