sábado, 27 de abril de 2024

Sinto que emagreci, mas não perdi peso....Por que isso acontece??

 



Gordura x Massa magra

O corpo humano é formado por três tipos de tecidos:
Massa de gordura;
Massa livre de gordura: massa muscular, massa óssea (ossos), cartilagens, ligamentos e tendões;
Fluidos extracelulares e intracelulares.
A massa livre de gordura e os fluidos compõem a massa magra, ou seja, o conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Portanto, tudo o que compõe o seu organismo, com exceção da massa de gordura.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), as células de gordura ficam localizadas sob a pele e entre as vísceras, e são formadas principalmente por triglicerídeos. Elas têm capacidade de armazenamento, ou seja, quando uma pessoa consome mais do que gasta, a célula cresce até seu limite e depois se multiplica, causando o ganho de peso.
O excesso de gordura no corpo pode causar problemas nas artérias e no cérebro, além de causar um “estresse” metabólico nas células, que ficam desorganizadas. Por isso, segundo a Asbran, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em órgãos com o fígado e o pâncreas.
A massa magra, por outro lado, é fundamental para a saúde dos ossos e músculos, incluindo o coração. Também é importante quando o corpo fica doente e o sistema imunológico entra em ação, requerendo proteínas para combater a doença e se recuperar.

Importante saber:
A diferença entre 2kg de gordura e 2kg de músculo, e o volume de cada um!
Massa Magra: mais compacta, ocupa menos espaço que a gordura.
Gordura: menos compacta, ocupa mais espaço que o músculo

Concluindo...
Emagrecimento se refere a perda de gordura corporal e não necessariamente a perda de peso. Você pode perder gordura e ganhar músculo e o peso na balança não se alterar. Então é muito importante juntar uma boa alimentação e exercícios físicos.
Os especialistas acreditam que se uma pessoa mantiver até 5-10% de sua perda de peso, é considerada uma grande conquista. Na verdade, a manutenção do peso é definida como uma mudança de peso de até 3% do peso corporal real após a perda de peso.
Alguns comportamentos especiais também estão associados a uma melhor manutenção da perda de peso. Consumir menos bebidas açucaradas, não ficar acordado tarde da noite e consumir alimentos mais saudáveis são alguns exemplos desses comportamentos.

A importância dos exercícios físicos
Ao exercitar os músculos, a pessoa pode continuar com o mesmo peso, mas pode perder medidas. Dois indivíduos que pesam o mesmo número podem ter a aparência diferente e isso significa que um tem mais músculos do que o outro. A gordura ocupa mais espaço no corpo e pode se concentrar na barriga, por exemplo.

Porém, é importante alertar que o desenvolvimento muscular é diferente para cada pessoa e depende muito de fatores genéticos, do biotipo e também da quantidade de fibras musculares do corpo.

Progresso para a qualidade de vida
Algumas das transformações mais poderosas de corpo e saúde mexem bem pouco nos ponteiros da balança:
1. Você se sente mais forte: Perceba os pequenos momentos de vitória no seu treino. Se antes de começar você achava que era impossível correr 2 km e, agora, essa tarefa parece trivial. Se antes, você achava impossível levantar um determinado peso ou completar uma série de um exercício, e agora você consegue fazer isso, é um motivo SIM para celebrar.
2. Suas novas comidas favoritas são mais saudáveis: Seguir uma dieta pode ser bem desafiador, mas depois de encontrar comidas saudáveis de que você gosta, tudo fica mais fácil. 
3. Você não está comendo tanto quanto antes: Conseguir controlar o tamanho das porções e a fissura por comida. Percebeu que está comendo menos ou parou de comer assim que se sentiu saciada.
4. Você sente que tem mais energia: Sentir que você ainda tem energia quando chega em casa, depois do trabalho, em vez de se jogar na cama ou no sofá.
5. Você percebeu seu progresso por fotos: Uma das formas de manter a motivação no processo de “transformação” é acompanhar as mudanças em seu corpo por fotos. Ninguém mais precisa ver além de você. Portanto, se está comparando uma imagem mais atual com as primeiras e conseguiu ver mudanças, pode ficar orgulhosa e ter a certeza de que está no caminho certo. 
6. Suas roupas estão um pouco mais largas: Um dos melhores indicadores de que você está conquistando mudanças no corpo é o caimento das suas roupas. Perceber que suas calças jeans estão um pouco mais soltinho já uma grande felicidade.

Estagiária: Giovanna Tritapepe Cerutti 

Referências: 
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48001
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025712517301360?via%3Dihub
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4061651/
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/exercitar-musculos-pode-nao-alterar-o-peso-mas-faz-diminuir-medidas.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário