A dieta Low Carb destaca-se como uma das mais atuais estratégias dietéticas utilizadas para perda de peso. A dieta low carb ou baixo carboidrato fundamenta-se na redução das quantidades de carboidratos, de forma que esse macronutriente não seja mais o de maior quantidade na alimentação, comparado ao que se utiliza nas orientações nutricionais tradicionais (DRI’s), enfatizando a produção de energia para o organismo através do consumo de proteínas e gorduras.
O princípio da aplicação da dieta pobre em carboidrato fundamenta-se no fato de que havendo uma grande restrição de carboidratos, haverá início de Cetose e oxidação lipídica, causando um efeito de saciedade e um aumento do gasto energético, fatores que devem promover um balanço energético negativo e consequente perda de peso (ATKINS, 1992 apud BREHM et al, 2003).
Neste tipo de estratégia, recomenda-se a redução da ingestão de carboidratos e aumento da proporção de proteínas e gorduras. A proteína promoveria elevação do gasto energético, preservação da massa magra e aumento da saciedade. Esta composição de dieta promoveria menor estimulo à secreção de insulina, quando comparado a dietas tradicionais. O objetivo é diminuir a secreção de insulina, aumentar a oxidação de gorduras – utilizar gorduras como fonte energética e conservar a massa magra corporal.
A dieta low carb pode trazer outros benefícios como:
• Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
• Ajudar no controle da diabetes, pois regula os níveis de açúcar no sangue;
• Melhorar o funcionamento do intestino, por ser uma dieta rica em fibras;
• Favorecer a perda de peso, devido à redução de calorias totais e aumento da quantidade de fibras da dieta;
• Combater a retenção de líquidos, pois é uma dieta rica em água e minerais, como potássio e magnésio, que aumentam a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulados no corpo.
Podemos concluir que a dieta low carb possui vários benefícios para a saúde e é importante que seja bem auxiliada por um profissional da saúde como uma nutricionista, para não se transformar em um vilão.
Estagiária: Giovanna Tritapepe Cerutti
Referências:
https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/carbohydrates/low-carbohydrate-diets/
https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário