segunda-feira, 15 de abril de 2024

Influência da menopausa no Índice de massa corpórea

A menopausa é um processo natural no qual a mulher passa por mudanças hormonais e físicas. Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome metabólica (ABESO), a menopausa pode causar obesidade devido a fatores como alteração na composição corporal, diminuição do metabolismo e aumento da resistência a insulina. 

Além além disso as alterações podem levar ao aumento da gordura corporal, aumentando a quantidade de gordura abdominal localizada. Essa condição pode elevar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças relacionadas a obesidade. Para prevenir e tratar a obesidade recomenda-se um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. 

O ideal para todas as mulheres seria chegar a essa fase da menopausa com o IMC (Indice de Massa Corporal) entre 18,5 a 24,9, pois pessoas com o IMC acima de 25 entram no grupo de risco. É importante buscar a orientação de um nutricionista para acompanhamento adequado e continuo neste período de transição. 

Fonte: ABESO




Nenhum comentário:

Postar um comentário