A dengue é uma doença transmitida por vírus, através da picada do mosquito do gênero Aedes aegypti,que é o principal transmissor da doença.
Os sintomas da Dengue clássica podem demorar para aparecer e variam em: febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor nos olhos, fadiga, náuseas e vômitos.
Já os sintomas da Dengue Hemorrágica envolvem: sintomas graves de dor abdominal, vômitos persistentes que podem conter sangue e desmaios.
Algumas orientações nutricionais são:
- Hidratação: o aumento da ingestão de água e líquidos como aguá de coco e sucos naturais para prevenir a desidratação é essencial.
- Frutas e vegetais frescos: consuma uma variedade deles, pois são ricos em vitaminas, antioxidantes e mineras que vão ajudar a recuperação e fortalecer nosso sistema imunológico;
- Refeições leves e com mais frequência: tente fazer refeições mais leves e distribuir ao longo do dia para evitar enjoos ou vômitos que são sintomas comuns da doença;
- Alimentos ricos em proteínas: peixes, aves, ovos e leguminosas vão ajudar na recuperação.
- Alimentos fritos ou gordurosos;
- Alimentos ácidos: evitar o consumo exagerado pois podem irritar o estomago;
- Bebidas alcoólicas e cafeína: podem causar desidratação;
- Condimentos e pimenta: podem irritar o estomago.
Estagiária: Amanda Forni
Fontes:
https://www.leme.sp.gov.br/noticia/orientacoes-nutricionais-em-caso-de-dengue#:~:text=l%20Alimentos%20%C3%81cidos%3A%20Limite%20o,piorar%20os%20sintomas%20da%20doen%C3%A7a.
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário