quinta-feira, 23 de maio de 2024

Estratégias para o enfrentamento das doenças crônicas

 


Seguir hábitos saudáveis nos garante um bom funcionamento do organismo, prevenindo-o de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) ou auxiliando no tratamento de algumas patologias, já que nossa alimentação é fundamental para uma saúde de qualidade, além da prática de exercícios físicos, que fortalece nosso sistema, dificultando o surgimento dessas doenças. As chamadas doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, hipertensão arterial, colesterol e câncer são doenças que se desenvolvem ao decorrer da vida, de forma silenciosa e muitas vezes sem sintomas, porém podem surgir devido à má formação do material genético, chamado doença genética (surgindo pela primeira vez na família) ou doença hereditária (herdada de pais para filhos).

O tratamento para doenças crônicas deve ser contínuo e seguido a risca para que o indivíduo viva de forma saudável e com longevidade, quanto antes descobrir melhor, por isso a importância de realizar exames frequentemente. Maus hábitos alimentares junto ao sedentarismo a longo prazo podem desencadear DCNT, isso por que boa parte dos alimentos industrializados são compostos por inúmeros componentes, além de açucares, sódio e gorduras. Muitas vezes são ofertados como produtos saudáveis e benéficos à saúde, mas não é a realidade que lemos em seus ingredientes. Alimentos in natura ou minimamente processados sempre serão a melhor opção em uma dieta saudável. 

  • O primeiro passo depois de descobrir o diagnóstico é a mudança de hábitos, optar por alimentos naturais, invista em uma dieta rica em frutas, verduras, vegetais e cereais, faça à substituição de produtos feita a base de farinha branca, por produtos feito com farinha integral.
  • Evite ao máximo produtos industrializados ricos em açúcar, sal e gordura.
  • Manter-se ativo é indispensável, praticar exercícios regularmente garante que nosso organismo funcione de forma mais eficaz.
  • Busque por informações confiáveis sobre os alimentos, nos dias atuais temos uma ferramenta de busca muito eficiente que pode nos auxiliar, se usada de maneira correta, porém nem tudo que lá se encontra é real ou se encaixa com a nossa realidade, não devemos acreditar em tudo que lemos.
Referência: Veras, Renato. Estratégias para o enfrentamento das doenças crônicas: um modelo em que todos ganham. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/DdKddStqBtn4pzs8YBzqvFr/?lang=pt#

Estagiária Giovanna Tritapepe Cerutti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário