quarta-feira, 30 de outubro de 2024

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NA GESTAÇÃO

 





A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidades aumentada de nutrientes essências, seja em termos de micro ou macronutrientes, o inadequado aporte energético da gestante pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes  necessários e adequado. Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), todas as mulheres devem receber cuidados de qualidade durante toda gravidez, parto e período pós-natal, incluindo orientação sobre a alimentação da gestante durante todo esse período, para que possamos garantir uma gestação saudável e um bom crescimento e desenvolvimento do bebê. Durante a gravidez reconhecer o estado nutricional materno é indicador de saúde e qualidade de vida tanto para a mulher quanto para o crescimento do seu filho.

Alimentação diversificada- importante  orientar uma alimentação saudável e diversificada, alem da pratica de atividade física regular, garantindo assim, a formação de crescimento adequado do bebe e ganho de peso para o dois. Uma dieta saudável deve incluir alimentos fontes de energia, proteínas, vitaminas e sais minerais adequados, obtidos através do consumo de alimentos variados, como vegetais verdes e laranja, carnes e peixe, feijão, frutos secos, cereais integrais e frutas.

consumo de proteínas- as necessidades de proteínas durante a gestação ficam aumentadas, esse aumento deve-se a necessidades proteica para formação da placenta, crescimento dos tecidos uterinos e desenvolvimentos e crescimento do bebê. A recomendação da oferta da proteica para gestante é de 60g/dia, sendo que pelo menos 50% seja proteínas de alto valor biológico . 

algumas fontes proteicas são : de origem animal ( carne,pescado e ovos ) com consumo moderado 

Laticínios ( leite, queijo, iogurte)

Leguminosas verdes e secas ( feijão, grão de bico, favas, ervilhas, lentilhas)

Suplementação de Acido fólico e ferro -importante na redução risco de desenvolvimento de malformações do tubo neural do bebê. A suplementação oral é recomendada : com 30mg a 60mg de ferro elementar e 400ug (0,4mg) de ácido fólico para as mulheres grávidas, a fim de evitar anemia das mães, infecção puerperal, baixo peso á nascença e parto prematuro. Além disso, deve-se estimular o consumo de alimentos fonte, como frutas e vegetais ricos em acido fólico.

-Manter-se hidratada 

- Evitar excesso de sal 

- Não ingerir bebidas alcoólicas

- Reduzir a ingestão de cafeína 

- Evitar alimentos ultraprocessados 

- Evitar alimentos com risco de contaminação 

- Cuidados com higiene dos alimentos 

Uma das contaminações comuns na gestação é através do vírus da toxoplasmose, que em gestantes, pode ocasionar aborto espontâneo, nascimento prematuro, morte neonatal, ou sequelas severas no feto, caso a infecção seja adquirida durante a gestação, principalmente durante os primeiros dois trimestres.a Deve-se evitar o consumo de carnes mal cozidas, lavar as mãos ao manipular carne crua, evitar o consumo de não filtrada e de leite não pasteurizado, assim como de alimentos expostos á insetos. lavar bem as frutas e legumes. Os cuidados o alimentação da gestante deve incluir também a preocupação com adequado ganho de peso e prevenção de complicações, como hipertensão e diabetes gestacional. 

Referencia:

https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/80

Estagiaria Rose Danieli Ferreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário