A alimentação saudável baseia-se em variedade, equilíbrio e moderação. Como os nutrientes estão associados às cores dos alimentos, um prato colorido oferece uma ampla gama de vitaminas e minerais. Cada grupo de cor agrega nutrientes específicos, o que reduz as chances de deficiências nutricionais. Dividir os alimentos em grupos de cores ajuda a identificar as vitaminas, minerais, antioxidantes e substâncias bioativas presentes em cada um deles.Um prato cheio de cores representa uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. O ideal é incluir alimentos de pelo menos cinco cores diferentes, como amarelo, branco, verde, vermelho e roxo.
Verde: alimentos como alface, agrião e pimentão são ricos em clorofila e vitamina A, que têm propriedades antibacterianas, cicatrizantes e ajudam a combater o surgimento de tumores.
Vermelho: frutas e vegetais como morango, melancia, tomate e caqui contêm licopeno, um antioxidante que reduz o estresse e o risco de doenças como Alzheimer, câncer, diabetes e Parkinson.
Branco: alimentos como queijo, batata e arroz são fontes de cálcio e potássio, importantes para a saúde óssea, além de possuírem ação anti-inflamatória e antialérgica.
Amarelo e laranja: alimentos como mamão, laranja, cenoura e pêssego são ricos em betacaroteno, que auxilia na visão noturna e na regeneração dos tecidos, além das vitaminas C e B-3, que fortalecem o sistema imunológico.
Roxo: alimentos como beterraba, jabuticaba, uva, repolho roxo e ameixa são ricos em vitamina B-1, quercetina e ácido elágico, que neutralizam substâncias cancerígenas, melhoram a pele e reduzem o risco de doenças cardíacas.
Consumir uma variedade de cores no prato é uma forma de garantir uma alimentação rica em diferentes nutrientes, promovendo a saúde e prevenindo doenças.
Referencias: SILVA, Amanda; SOUZA, Beatriz. A psicologia das cores na gastronomia: o impacto das cores nos pratos e alimentos. Atena Editora, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/a-psicologia-das-cores-na-gastronomia-o-impacto-das-cores-nos-pratos-e-alimentos. Acesso em 09 nov. 2024.
SESC Goiás. A importância das cores na alimentação saudável. Disponível em: https://www.sescgo.com.br/post/saude/a-importancia-das-cores-na-alimentacao-saudavel. Acesso em 09 nov. 2024.
Estagiária: Laila Victória Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário