sábado, 9 de novembro de 2024

Deficiência de Vitamina A



 A vitamina A é um micronutriente essencial para o organismo, com função vital na saúde ocular, crescimento celular, imunidade e desenvolvimento embrionário. Ela atua principalmente na manutenção da visão noturna e na proteção de tecidos e mucosa contra infeções. 

A deficiência dessa vitamina pode causar problemas com cegueira noturna, xerose (ressecamento ocular), e em casos graves, cegueira permanente. Ela também enfraquece o sistema imunológico, aumenta a suscetibilidade a infecções , especialmente em crianças. 

A cegueira noturna, é uma condição onde a visão fica prejudicada em ambientes com pouca luz, dificultando a adaptação no escuro. Ela ocorre principalmente na falta da vitamina A, que é essencial para a produção de rodopsina, uma proteína nos bastonetes da retina responsável pela visão noturna. 

Para corrigir  deficiência, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno. O betacaroteno é um precursor da vitamina, isso quer dizer que, quando consumido, o mesmo é convertido em vitamina A ativa. Como antioxidante, o betacaroteno também ajuda a proteger as células contra danos, o que complementa os benefícios da vitamina A. 

Algumas das principais fontes são: 

  •  Fígado;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Vegetais alaranjados (cenoura, abóbora, e batata-doce);
  • Vegetais folhosos escuros (espinafre e couve).
A recomendação diária varia, sendo cerca de 700 microgramas para mulheres e 900 microgramas para homens adultos, embora possa ser maior em situações de carência.  

Estagiária: Amanda Forni

Referência Bibliográfica: 
  • https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222003000400004
  • https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-a#Causas_v45105977_pt
  • https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-nutricionais/defici%C3%AAncia-depend%C3%AAncia-e-toxicidade-das-vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário