Alimentação Ideal para Pessoas com Autismo
A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar de qualquer indivíduo, isso também se aplica a pessoas com autismo! Embora não exista uma dieta ideal e única para todos diversos estudos apontam ajustes alimentares que beneficiam pessoas no espectro autista, principalmente no que diz respeito ao comportamento, digestão e funcionamento cerebral. Se trata de um transtorno complexo e a dieta assim como seus efeitos pode variar de acordo com o indivíduo.
Uma das abordagens mais citadas é a dieta sem glúten e sem caseína, muitos profissionais relatam melhorias no comportamento, comunicação e digestão de pessoas com autismo ao eliminar alimentos com glúten (presente no trigo) e caseína (proteína encontrada no leite). A base dessa dieta é que a digestão desses alimentos é dificultosa para pessoas com autismo, o que causa desconforto intestinal e afeta o comportamento e o desenvolvimento cognitivo.
A dieta rica em nutrientes essenciais como ácidos graxos, ômega 3, vitaminas, minerais e antioxidantes também apresenta benefícios como melhora na função cerebral, redução dos comportamentos agressivos e impulsivos, proteção contra danos celulares, melhor funcionamento cognitivo e melhora no sistema nervoso e comportamento. Optar por alimentos orgânicos, frescos e livres de aditivos artificiais é uma das melhores escolhas, quanto mais fácil a digestão melhor pois distúrbios gastrointestinais são comuns em pessoas com autismo.
Em resumo a dieta ideal para pessoas com autismo é extremamente individualizada e deve ser cuidadosamente planejada junto a um nutricionista. É fundamental que os tutores estejam atentos às necessidades e preferências alimentares dos indivíduos, levando em consideração tanto os aspectos nutricionais quanto o bem-estar geral, usando a alimentação como uma ferramenta poderosa para ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo com a devida orientação.
Estagiário: Vinicius Aquino Ortiz
Referências:
https://portal.unisepe.com.br/blog-unisepe/alimentacao-e-comportamento-o-autista-deve-comer-diferente/#:~:text=A%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20para%20autismo%20deve,do%20autismo%20infantil%20e%20adulto.
https://www.tuasaude.com/alimentacao-para-autismo/
https://institutopensi.org.br/o-transtorno-do-espectro-autista-e-a-alimentacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário