O sódio é um elemento mineral que quando unido ao cloro, vira o que chamamos Sal de cozinha. Ele regula o volume sanguíneo e ajuda a regular os níveis de pressão arterial. Vale lembrar que sal não é a mesma coisa que sódio, e sim composto de 40% de sódio.
No Brasil, estima-se que o consumo médio de sal por dia seja de 12 gramas enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda o máximo de 5g por dia. O perigo está no consumo excessivo de produtos que contém grandes quantidades de sal ou no excesso do uso dele nas preparações.
O alto consumo de sal pode trazer diversos malefícios á saúde, sendo um dos principais fatores para o desenvolvimento de hipertensão arterial, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. O excesso de sódio no organismo pode levar a retenção de líquidos, o que sobrecarrega o coração e os rins, promovendo insuficiência cardíaca e doenças renais crônicas.
Algumas das recomendações nutricionais são:
- Dar preferência a alimentos de origem vegetal pois contem menor teor de sódio;
- Reduzir o consumo de produtos industrializados;
- O uso de condimentos como ervas desidratadas ajuda a diminuir a adição de sal nas preparações;
- Evitar deixar o saleiro na mesa durante as refeições.
Estagiária: Amanda Forni
Referências Bibliográficas:
- https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/31336#:~:text=O%20excesso%20de%20s%C3%B3dio%2C%20principal,no%20Brasil%20e%20no%20mundo.
- https://santacasademaceio.com.br/2012/11/sodio-em-excesso-prejudica-rins-coracao-e-vasos-sanguineos/
- https://www.scielo.br/j/csc/a/NVFz8t5w5FgrJrR3QySRL3M/
Nenhum comentário:
Postar um comentário