Vitamina D é essencial para a saúde óssea, pois auxilia na absorção de cálcio e fósforo, prevenindo o raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Estudos mostram que sua suplementação combinada com cálcio reduz os riscos de fraturas, especialmente em idosos e deficientes. Além do papel nos ossos, ela também participa da regulação da imunidade, inflamação , metabolismo da glicose, saúde cardiovascular e força muscular. Ela é produzida principalmente na pele como vitamina D3 (colecalciferol) pela exposição solar, mas também pode ser obtida de alimentos de origem animal, como peixes e ovos. A vitamina D2 (ergocalciferol) é encontrada em suplementos, alimentos fortificados, vegetais e fungos.
Deficiência:
A deficiência é comum no mundo todo, pode causar raquitismo em crianças, osteomalácia em adultos e aumentar o risco de osteoporose e fraturas. Também esta associado a fraqueza muscular e baixa imunidade.
Onde Encontrar:
A principal fonte é a exposição solar pois a pele produz vitamina D com a radiação UVB. Pode ser encontrada também , em menor quantidade em peixes como: salmão, sardinha e alimentos como gema de ovo, fígado além de alguns alimentos fortificados.
Suplementação:
Indicada principalmente para pessoas com a deficiência comprovada e são comercializados na forma de comprimidos, cápsulas, gotas ou injeções.
Daniela Ribeiro
Fonte: USP-Estudo sobre cálcio e vitamina D, Nature Reviews endocrinology.
Nenhum comentário:
Postar um comentário