quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicionário da Nutrição - Suplementos

Picolinato de cromo: cromo é um mineral essencial para saúde e funcionamento do organismo, pois participa ativamente da digestão e absorção dos carboidratos e do metabolismo de proteínas e lipídios (gorduras), podendo contribuir para redução do colesterol.


Ácidos Graxos Essenciais:
São os ômegas 3 e 6, que não são produzidos pelo organismo humano e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação.

Agrupamento Crítico:
É o conjunto formado pelos BCAA’S e os dois aminoácidos Glutamina e Arginina.

Albumina:
É uma proteína de alto valor biológico, presente na clara do ovo. Seu consumo é recomendado a praticantes de atividade física por ser rica em aminoácidos essenciais, ajudando, assim, a manutenção e o desenvolvimento da massa muscular magra.

Aminoácidos:
Componentes estruturais de proteínas e peptídeos. Representam cerca de 20% do corpo humano e servem como material constituinte das células, hormônios e enzimas.

Aminoácidos Essenciais:
São aminoácidos que não podem ser produzidos pelo organismo e, dessa forma, devem ser adquiridos através da alimentação. São eles: Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina. 


Arginina:
É um aminoácido não essencial, ou seja, pode ser sintetizado pelo organismo. Ela exerce várias funções importantes, tais como formação e síntese da creatina, divisões das células, remoção da amônia no corpo, imunidade às enfermidades, e secreção de hormônios.

BCAAs:
(Branched Chain Amino Acids – Aminoácidos de Cadeia Ramificada): É o nome genérico dado ao conjunto formado pelos aminoácidos essenciais (Leucina, Valina e Isoleucina) requeridos pelos músculos em uma atividade física. Durante exercícios prolongados, a queda da concentração dos BCAA’s no plasma está relacionada à perda de massa muscular e, por isso, recomenda-se que todos os atletas façam uso de suplementos à base desses aminoácidos.

Colágeno:
Proteína mais abundante do organismo. É composto por diversos tipos de aminoácido e exerce, entre outras funções, a de unir e fortalecer tecidos.

Carboidratos:
Os carboidratos ou hidratos de carbono recebem esse nome por serem compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles se formam nos vegetais e neles se acumulam como reserva alimentícia, em forma de açúcar, amido e outros compostos. Os carboidratos também exercem função plástica ou estrutural, pois participam da arquitetura corporal dos seres vivos. São extremamente úteis ao organismo como fonte de calor e energia muscular. Facilitam a combustão das gorduras e, quando fornecidos em quantidades suficientes, fazem o corpo economizar o uso de proteínas para a prática de atividade física.

CLA:
Ácido linoleico conjugado encontrado naturalmente em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite, porém, em quantidades pequenas para atender as necessidades humanas de consumo. Tem propriedades anti-oxidante e anti-catabólicas e é um importante aliado do sistema imunológico. Seu consumo na forma de suplemento nutricional associado à atividade física impede que moléculas de gordura se unam dificultando seu depósito nos tecidos.

Creatina:
É um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Ela é uma substância natural encontrada na carne e no peixe, mas que pode também ser produzida pelo fígado, pâncreas e rins, a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina.

Dextrose:
Carboidrato derivado da conversão enzimática do milho, de alto índice glicêmico. A dextrose possui a mesma fórmula química da glicose sangüínea (açúcar do sangue) e, por isso, não necessita de digestão.

EFAs:
(Essential Fatty Acids em inglês) São ácidos graxos que não podem ser produzidos pelo organismo e são necessários para milhares de reações bioquímicas corporais. Estes ácidos essenciais são chamados de ácido linoleico (ômega 6) e ácido linolênico (ômega 3).
Glutamina:
A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica, promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica.

Isoleucina: 
Aminoácido não produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar proteínas. Atua como fonte de energia nos exercícios físicos. Compõe o conjunto de aminoácidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs

Isotônicos: 
Produtos à base de água, sais minerais e carboidratos consumidos para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. Por possuírem formulação semelhante ao plasma, são de fácil absorção.

Leucina: 
Aminoácido não produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar proteínas. Atua como fonte de energia nos exercícios físicos. Compõe o conjunto de aminoácidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs.

Maltodextrina:
A maltodextrina é um derivado do milho ou da mandioca e é feita a partir da conversão enzimática do amido. Ela é considerada um carboidrato complexo, pois possui em sua formulação vários açúcares, como a dextrose, maltose e outros, necessitando, assim, de digestão para sua conversão em glicose.

Maltose:
É um dissacarídeo formado pela junção de duas moléculas de glicose. Ao ser digerido, o amido se transforma primeiramente em maltose e depois em glicose. 

Proteína:
As proteínas são macromoléculas compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Juntamente com os açúcares e lipídios, constituem a alimentação básica dos animais e apresentam função estrutural, hormonal, energética, enzimática e de defesa, além de serem condutoras de gases.

Proteínas AVB (Alto Valor Biológico):
São proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais em boa quantidade. Pertencem a este grupo, a proteína do ovo (albumina), a proteína isolada de soja, do leite (whey protein) e da carne.

Proteína Isolada de Soja:
É uma proteína de alto valor biológico, que ostenta o maior percentual de aminoácidos chamados de "Agrupamento Crítico". Suas propriedades benéficas envolvem também facilidade de digestão e efeito antioxidante.

Repositor hidroeletrolítico:
Produto para rápida hidratação e reposição de eletrólitos (minerais), perdidos principalmente através do suor.

Valina: 
Aminoácido não produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar proteínas. Atua como fonte de energia nos exercícios físicos. Compõe o conjunto de aminoácidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs.

Whey Protein Concentrada:

Whey Protein ou lactoalbumina é a proteína proveniente do soro do leite. Ela tem a concentração mais alta de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) que qualquer outra proteína (23-25%) e possui cerca de 10% das chamadas imunoglobulinas, que, entre outras propriedades, melhoram seu sistema imunológico. Além de conter quadripeptídeos com um importante papel na diminuição da dor muscular após treinamentos intensos, a lactoalbumina também é capaz de aumentar a produção endógena de glutationa, um poderoso antioxidante.

Whey Protein Hidrolisada:
A proteína hidrolisada do soro de leite (Whey Protein Hidrolisada) possui mais de 92% de proteína, obtida a partir do processo de hidrólise enzimática, conferindo ao organismo rápida disponibilidade.

Whey Protein Isolada:
Além de todas as características da Whey Protein Concentrada, a isolada possui um perfil de aminoácidos ainda melhor e todas as frações de globulinas que promovem um aumento considerável de resposta do sistema imunológico. 

Postado por: Heleuza Silva e Priscila Lumazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário