terça-feira, 22 de março de 2011

TENDINITE, TENDINOPATIA E TENDINOSE

Tendinopatia (doença do tendão), e este é o conceito mais atual: as inflamações nos tendões (tendinites) são somente uma das causas de dor nesta estrutura, e muitos outros diagnósticos podem afetar os tendões, causando não somente inflamação, mas também degeneração (tendinose).


Tendões são estruturas que unem os músculos aos ossos, e nos esportes são frequentemente sobrecarregados devido à repetição de movimentos.

A tendinite é uma inflamação no tendão, geralmente manifestada somente pela presença de líquido no peritendão, que é uma membrana que reveste os tendões. A tendinose, termo mais correto para falar da lesão crônica, é um processo degenerativo, onde geralmente o tendão já mudou a sua estrutura molecular e pode até mesmo estar com micro-rupturas no seu interior. É por isso que muitas tendinopatias não melhoram com uso de anti-inflamatórios e técnicas de fisioterapia para combater a inflamação.

O tratamento da tendinite visa sarar a lesão do tendão lesionado. O primeiro passo do tratamento, é reduzir a dor e inflamação com descanso, compressão, elevação e antiinflamatórios. A Crioterapia (tratamento com gelo) também pode ser usada em lesões agudas. Quando a Crioterapia é necessária, uma bolsa de gelo pode ser aplicada na área afetada por 20 minutos a cada 3 horas por 3-5 dias. Atividade envolvendo a articulação afetada também deve ser restringida para encorajar a recuperação e prevenir mais lesões.

O fisioterapeuta pode usar a laserterapia, ultra-som, TENS dentre outros, buscando efeitos Analgésicos, antiinflamatórios e cicatrização. Alongamentos suaves e exercícios de fortalecimento são adicionados gradualmente. Massagem do tecido mole também pode ajudar.

Se não houver melhora, o médico pode injetar medicamento corticóide na área ao redor do tendão inflamado. Embora essas injeções sejam comuns no tratamento, elas devem ser usadas com cautela.

Se o tendão for rompido completamente, cirurgia pode ser necessária para reparar o dano.

As tendinopatias são lesões muito frequentes e na maior parte dos casos muito mal tratadas.

Dr. Rogério Nascimento

2 comentários:

  1. Muito legal essa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo! Recentemente me “livrei” de uma lesão no tendão calcâneo esquerdo, que já me perseguia há mais de 1 ano...

    Confiram meu relato, em: www.maratonacorreria.com

    Um abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir