Atletas e esportistas treinam intensamente e suam muito. E não percebem a quantidade de suor que perdem durante a realização da atividade física. Isso os aproxima de um grande adversário, a desidratação. É necessário combater esse inimigo, para que na ocorra diminuição de rendimento e até conseqüências graves.
A hidratação é fundamental para o desempenho de esportista e principalmente de atletas. Na realidade, perda de líquidos tão pequenas quanto 2% do peso corporal total já podem prejudicar o desempenho; devido a alteração do volume de plasma sanguíneo e alteração na concentração de sódio no plasma e aumento do esforço cardiovascular.
Sendo assim, a performance/ desempenho na atividade física dependem de hidratação correta, antes, durante e depois do exercício.
Estudos vêm demonstrando que as bebidas esportivas são melhores do que água na hidratação de atletas ou de esportivas que realizam atividades intensa pois:
- Bebidas esportivas com um sabor suave e uma pequena quantidade de sódio estimulam a ingestão e assim há reposição de fluidos.
- Estimulam a rápida absorção de fluidos. Devido a combinação e composição de carboidratos e eletrólitos, que aceleram a entrada desses elementos na corrente sangüínea.
- Ajudam a manter os indivíduos em condições de prosseguir com a atividade. As bebidas esportivas podem evitar a desidratação e outros problemas relacionados ao calor, tais como fadiga precoce, cãibras, tonturas e exaustão.
- Auxiliam o desempenho. Nas bebidas esportivas, os carboidratos têm o papel de auxiliar no desempenho e leva a melhora tanto da força como da resistência.
- Recuperação rápida. Os carboidratos e os eletrólitos das bebidas esportivas ajudam a reabastecer os músculos e a acelerar a reidratação.
Sendo assim, os indivíduos que praticam atividades intensas devem ter acompanhamento de profissionais que possam esclarecem o planejamento de hidratação, e também de nutrição, adequados para o tipo de atividade que realizam.
Postado por: Débora Soares
MOREIRA et al. Hidratação durante o exercícios: a sede é suficiente? Rev. Bras. Med. Esporte. Belo Horizonte,v. 12, n.6, Dez, 2006.
LAMB, Davi. Hidratação vital para o desempenho do atleta. Disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/110. Acesso em 20 Abr. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário