Atualmente, seja por motivação estética, seja pela melhoria da saúde, é cada vez maior o número de pessoas que buscam emagrecer. A atividade física e a alimentação saudável são a combinação perfeita para bons resultados, tanto no âmbito estético quanto na melhora da qualidade de vida de um indivíduo. Engana-se quem acha que só praticar atividade física ou só aderir a uma dieta alimentar já está fazendo o bastante. Quando nos alimentamos bem, temos todos os nutrientes necessários para um bom metabolismo e estamos assim nos prevenindo de doenças oportunistas e doenças adquiridas por maus hábitos alimentares. Mas ainda falta algo a mais que é justamente a atividade física. Quando praticamos atividade física, colocamos em movimentos todos os músculos de nosso corpo, além de liberarmos substâncias de bem estar em nosso organismo e consequentemente melhorarmos nosso humor. |
Atualmente a obesidade é conhecida como uma doença fatal e também como uma das grandes causadoras de problemas como as doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, derrame cerebral e artrites. Caracteriza-se com uma anormalidade metabólica causada pelo consumo excessivo de calorias, onde percebe-se um acúmulo muito grande de triglicerídeos nos adipócitos (células gordurosas) distribuídos pelo corpo. Representa um enorme problema não só para o indivíduo, que sempre está insatisfeito com o seu próprio corpo, mas também para toda a sociedade em geral, pois esta doença exerce um impacto subestimado sobre a saúde pública e, portanto, sobre os custos econômicos.
Ultimamente vem se constituindo até em objeto de lucros para a "indústria do emagrecimento", tantos que são os livros sobre dietas milagrosas, remédios, aparelhos mirabolantes que fazem emagrecer sem esforço algum, adesivos emagrecedores, etc.
Para emagrecer existe a necessidade de realizar mudanças comportamentais no cotidiano. Uma destas mudanças consiste no início da prática regular de atividades físicas, a outra refere-se a uma reeducação alimentar, onde se faz necessário que a pessoa passe a ter uma alimentação saudável.
O tempo das atividades geralmente é em torno de uma hora. Isto explica-se pelo fato de que é com esta duração que os depósitos de glicogênio começam a demonstrar significativas reduções e assim as gorduras tornam-se as mais importantes fontes de energia.
Os principais nutrientes contidos nos alimentos são os carboidratos e gorduras (energéticos), vitaminas e minerais (reguladores) e proteínas (construtores). Paralelamente ao período de atividades físicas, todos eles devem ser consumidos em quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas do corpo, mas não em quantidades exageradas para não fazer com que a perda da gordura observada durante os exercícios seja reposta rapidamente, pois assim os efeitos da atividade na promoção do emagrecimento se tornam ineficazes.
A alimentação ideal inserida neste plano deve ser mista, contendo todos os nutrientes necessários em quantidades ideais.
A alimentação adequada é de fundamental importância para o processo de emagrecimento. Ela, associada aos exercícios físicos, permite que o corpo desempenhe todas as suas funções perfeitamente mesmo com uma grande quantidade de energia sendo liberada pelos esforços físicos. Assim sendo, sempre se faz recomendável em um programa de emagrecimento o trabalho conjunto de um educador físico com um nutricionista.
Fonte: COSTA, A.J.S. A importância da atividade física e da alimentação no processo de emagrecimento. Disponível em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=580
KIRMES, B. Atividade física + alimentação: O casamento perfeito. Disponível em: http://cipa.inatel.br/cipa/informativos/atividade-fisica-alimentacao-o-casamento-perfeito.html
Postado por: Suzana Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário