A quitosona é um tipo de fibra natural de origem animal derivada da quitina. A quitina é o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza depois da celulose, sendo o principal componente do exoesqueleto de crustáceos como o camarão, caranguejo e lagosta, e insetos.
Esta fibra apresenta propriedades benéficas superiores a outras fibras dietéticas, tanto sintéticas quanto naturais, sendo considerada um alimento funcional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por auxiliar na redução da absorção de gordura e colesterol no corpo humano, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Ela auxilia na redução de peso corporal através da captura de gordura ingerida e a sua capacidade de redução dos níveis de colesterol LDL, sem que a mesma afete significamente os teores de colesterol HDL e outros nutrientes essenciais, devido ao fato da quitosana ligar-se a ácidos graxos, sendo possível preparar complexos utilizando determinados ácidos, como o oléico, linoléico ou palmítico. O complexo poderá ligar lipídios adicionais no intestino, provavelmente devido a sua alta característica hidrofóbica.
Ao entrar em contato com as condições estomacais, a quitosana transforma-se em gel, antes das refeições. O gel formado é apto a atrair e ligar-se a moléculas, como os ácidos graxos e sais biliares. Quando as gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com o gel, são logo capturadas pelas moléculas do polímero e levadas para o intestino, onde, em contato com um pH básico, a Quitosana é solidificada permanecendo como um envoltório sobre a gordura, que evita a ação das lipases impedindo desse modo a sua consequente absorção pelo organismo, sendo excretada juntamente com as fezes.
Embora haja estudos que comprovem a ação da quitosana, outros estudos dizem que sua ação é superficial, ou não relatam nenhuma ação sobre o conteúdo de gordura corporal. Ou seja, muitos estudos ainda precisam ser feitos, e para que as pessoas utilizem de maneira correta, é necessário o auxilio de profissionais habilitados para indicar e sanar dúvidas.
Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares
Referência:
KREIDER, R. B. et al. ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition, Texasv. 7, n.7, 2010.
KUTRZ, M. C. et al. Quitosana na redução de colesterol e perda de peso: uma revisão da literatura. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jis2010/Trabalhos/334.pdf>. Acesso em 27 Maio 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário