O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes eletrólitos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo. Se um desses eletrólitos estiver desequilibrado, os outros também o estarão. Desequilíbrios eletrolíticos provocam alterações no nosso organismo, que podem ser apenas ligeiras ou provocar graves consequências.
O sódio é essencial e necessário ao bom funcionamento do organismo e está inserido nos alimentos naturais e acrescentar sal à comida pode ser danoso. As pessoas se preocupam com as calorias, mas não com o consumo de sal. O sódio é um dos vilões da dieta, que pode influenciar o quadro de retenção hídrica (inchaço), peso corporal, além de vários problemas de saúde.
O brasileiro ingere o dobro da quantidade de sal por dia que deveria ingerir. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o limite máximo saudável são 6g por dia, mas o consumo no País chega a 12g por dia. Além disso, apenas uma refeição fast food pode ter 78% do consumo ideal recomendado em um dia, que são 2,4 gramas.
O hábito de acrescentar sal à comida favorece a hipertensão e pode levar ao infarto, derrame e insuficiência cardíaca. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão esteve entre as quinze principais causas de morte no mundo. Esses dados são suficientes para alertar a população sobre medidas preventivas, como o consumo moderado de alimentos muito salgados.
As diretrizes mais recentes relacionadas ao tratamento de Hipertensão Arterial Sistêmica recomendam a redução no consumo de sódio de todas as formas, tanto para prevenção primária como para tratamento não medicamentoso de hipertensão arterial sistêmica (HAS), bem como de doenças relacionadas como a Síndrome Metabólica. E associado a uma alimentação saudável.
É válido conferir no rótulo nutricional dos alimentos a quantidade de sódio presente em cada alimento para que assim os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável.
Dicas para evitar o consumo excessivo do sal:
- Nunca deixe o saleiro na mesa;
- Prefira queijos branco sem sal como minas, cottage ou ricota;
- Evite condimentos, como catchup, mostarda e shoyo, além de biscoitos e salgadinhos;
- Substitua o sal por temperos naturais como ervas, salsinha, orégano, hortelã, manjericão, coentro e cominho;
- Evite conservas como picles, azeitona, patês e palmito e enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha;
- Evite carnes gordurosas, lingüiças, carne seca, defumados e embutidos como salsicha e salame;
- Evite o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e em muitos produtos industrializados, como sopas em pó;
- Cuidado com os produtos industrializados, pois geralmente possuem quantidade excessiva de sódio.
Postado por: Denise D. Soares
Fonte: WWW.centrodecardiologia.com.br
Autor: Mayara Zagonel Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário