O cromo é um mineral que está envolvido no metabolismo de carboidratos e gordura e tem sido muito utilizado como suplemento esportivo, por seu efeito de auxilio aos receptores de insulina, tornando-os mais potentes, favorecendo a captação de glicose, aminoácidos e triglicerídeos pelas células no que resulta em um efeito anabólico, com conseqüente aumento de massa magra e diminuição de massa gorda. O cromo favorece ainda a incorporação de cálcio nos ossos e da formação de colágeno.
A resposta ao cromo nos receptores de insulina está relacionada ao grau de intolerância à glicose. Um estudo confirmou que a redução da área na curva de tolerância à glicose está associada ao aumento na ligação da insulina, aumentando o número de receptores, aliviando os sintomas da hipoglicemia, incluindo visão borrada, sudorese, sonolência, entre outros.
A insulina é um hormônio anti-catabólico e há relato de que pode auxiliar na síntese protéica, e a suplementação de cromo pode então servir como nutriente anabolizante, podendo aumentar as respostas de anabolizantes para o exercício.
Apesar de alguns estudos iniciais relataram que a suplementação de cromo aumentou o ganho de massa muscular e força durante o treinamento particularmente em mulheres, outros estudos mais realizados não têm relatado nenhum benefício em indivíduos saudáveis em cromo.
Os suplementos de cromo são comercializados principalmente nas formas de nicotinato ou picolinato de cromo. Embora a suplementação de cromo possa ter alguns benefícios terapêuticos para os diabéticos, não é constatado que o cromo sirva como um nutriente muscular para os atletas.
Algumas boas fontes de cromo são: carnes, oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, melado, nozes, aspargos, cogumelos e queijos.
Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares
Referências
Antônio Felipe Corrêa Marangon; Luis Gabriel de Melo Fernandes. O uso do picolinato de cromo como coadjuvante no tratamento da diabetes mellitus. Univ. Ci. Saúde, Brasília, v. 3, n. 2, p. 253-260, dez. 2005.
Kreider, R.B. et al. ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2010, n.7 v.7.
Obrigada foi de grande ajuda :D
ResponderExcluir